Presidente condenado: corrompeu jornais e jornalistas !
Foi um parceiro do FHC, o neolibelês Fujimori.
O Conversa Afiada reproduz artigo de Altamiro Borges, extraído do Blog do Miro:
Não ocorreu no Brasil nem se refere ao ex-presidente FHC, ao cambaleante Aécio Neves ou a outros direitistas que sempre mantiveram relações promíscuas com os donos da mídia. O fato aconteceu no Peru na semana passada. A Justiça do país vizinho condenou o ex-presidente Alberto Fujimori a mais oito anos de prisão pelo desvio de dinheiro público para a “compra” de jornais que deram apoio à sua candidatura no ano 2000. Além de bajularem o neoliberal peruano, estes veículos fizeram campanhas sujas contra os seus rivais políticos. O golpe não deu resultado e Fujimori perdeu as eleições, após ser vencido três pleitos seguidos. Na sequência, ele foi acusado de inúmeros escândalos de corrupção e de cruéis atentados aos direitos humanos – e segue preso até hoje.
Segundo a agência de notícias EFE, Fujimori ordenou o desvio de 122 milhões de sóis (cerca de US$ 40 milhões) para a compra da linha editorial de jornais sensacionalistas, conhecidos como “chichas”. Ele foi condenado pelo crime de peculato doloso, foi multado em US$ 1 milhão e não poderá exercer cargos públicos por mais três anos. A sentença, a quinta contra o direitista desde a sua extradição do Chile, em 2007, deverá ser cumprida a partir de 2021. Aos 76 anos de idade, Fujimori está na cadeia desde 2009. Ele foi condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade nos massacres de camponeses de Bairros Altos e La Cantuta. Ele também coleciona três penas por corrupção.
No Brasil, a mídia privada também manteve relações promíscuas com os neoliberais da plantão – que seguiam a mesma cartilha de Alberto Fujimori. Não se sabe, ainda, se isto ocorreu por dinheiro, numa corrupção direta, ou por razões políticas e ideológicas. A chamada grande imprensa deu total apoio ao processo de privatização das estatais imposto por FHC. Quase nada foi denunciado sobre o desvio de grana da “privataria” – inclusive com o desvio de recursos públicos para contas secretas em paraísos fiscais no exterior. Até o processo de reeleição de FHC, similar ao ocorrido no Peru, foi abafado pela mídia. A Folha tucana até denunciou a compra de votos, mas logo arquivou o escândalo.
Durante o reinado tucano, a mídia privada sempre foi subserviente e dócil. Tudo foi feito para blindar a vida “bastarda” de FHC e para satanizar as forças oposicionistas. “Calunistas” de aluguel atacaram os sindicatos, o MST e o movimento estudantil. A aliança do PSDB com o DEM – reunindo políticos mais sujos do que pau de galinheiro – sempre foi poupada. Nada de cruzadas moralistas pela ética e contra a corrupção. Na fase mais recente, o cambaleante Aécio Neves, esperança dos barões da mídia, também foi protegido. Nada sobre o “choque de indigestão” em Minas Gerais, sobre o “aecioporto”, sobre a sua nota zero no Senado ou sobre a badalada carreira do senador mineiro-carioca.
Fica a suspeita: será que os tucanos também “compraram” alguns jornais e emissoras de rádio e TV?
Fonte: CONVERSA AFIADA
___________________________________________________________
Ironia trágica:
Marcha de Paris em protesto contra massacre do Charlie Hebdo é liderada por Hollande, Merkel e, pasmem, Benjamin Netanyahu, o premiê de Israel, que acaba de se aliar à extrema direita para a transformação do Estado israelense em um estado religioso.
Fonte: CARTA MAIOR
____________________________________________________________
Quando a sujeira é do PSDB a velha mídia ou não noticia ou noticia seguindo os rígidos padrões do jornalismo, ou seja, amplo direito de defesa e nada de acusações sem prova.
Indícios de sujeira com o PT a velha mídia sai acusando e condenando todos os citados.
Se uma avião comercial é derrubado com um míssil, como no caso da Ucrânia, a velha mídia acusa os separatistas ucranianos pró -Rússia pela atentado.
Se surgem indícios de que a derrubada do avião foi feita pelo exército ucraniano - pró União Europeia e EUA - a velha mídia se cala.
Se um palestino mata um israelense civil, a velha mídia grita e rotula o crime como um ato terrorista.
Se Israel resolve revidar e varrer do mapa milhares de civis, inclusive crianças, a velha mídia não critica a ação israelense.
Se jovens fanáticos e fundamentalistas atacam a sede de um jornal e matam 12 pessoas na França,a velha mídia faz um tremendo barulho considerando o crime como um atentado aos valores republicanos.
Se organizações criminosas que atuam em parceria com os poderes da república, atacam e matam dezenas de estudantes no México, a velha mídia praticamente ignora o caso e não vê como um ataque aos valores republicanos.
Uma charge que venha a satirizar Aécio, FHC ou outros tucanos, é condenada pela velha mídia e os autores podem inclusive ser processados, como já ocorreu com alguns jornalistas.
Uma charge que venha satirizar Lula ou Dilma , independente do teor, não pode ser criticada pois trata-se da liberdade de expressão e de imprensa.
Os chutes e pontapés que um pastor evangélico proferiu na imagem de Nossa Senha da Aparecida foram condenado pela velha mídia, a ponto de o pastor ter que sair do Brasil.
Religiões de matriz africana são quase que diariamente perseguidas no Brasil, inclusive com ataques a terreiros , e nada disso é condenado pela velha mídia.
Se um filho de uma celebridade morre por atos de violência, a velha mídia dá ampla repercussão ao caso, exigindo a punição dos responsáveis.
Se um morador , e trabalhador honesto de uma comunidade, morre por conta da violência da polícia,a velha mídia noticia rapidamente o caso ou ignora o acontecimento.
Se o estado de São Paulo, governado por tucanos, vive uma crise hídrica, a velha mídia minimiza a crise e ainda coloca a culpa no governo federal, mesmo a culpa sendo do governo local.
Se não há qualquer risco de uma racionamento de energia elétrica no país, a velha mídia incita o pânico na população falando do risco de apagão, culpando o governo do PT.
Se o jornal nacional da tv globo , que está em queda livre, não vai bem das pernas, a tv globo inventa um prêmio para o editor do jornal.
Se cair um temporal na cidade de São Paulo e inundar tudo, a culpa é da prefeitura do PT.
Se não chover e tiver racionamento de água, a culpa é do governo federal, do PT.
Se um jornalista da velha mídia peida em um salão luxuoso durante uma recepção a Rainha da Inglaterra, isso é liberdade de expressão.
Se o mesmo odor vier de um blogueiro progressista , é baixaria suja.
Familiares e amigos do jovem morto em frente a UFRJ realizam ato pela paz
Jovem foi morto em tentativa de assalto no momento em que saia da universidade

Nenhum reitor da universidade se fez presente na manifestação, o que causou reclamações de alguns professores, dizendo que a ausência das autoridades da UFRJ foi um fato lamentável.
Fonte JORNAL DO BRASIL
________________________________________________________
Era um jovem que encerrava seu mestrado em Biologia.
Não era jornalista, nem celebridade, nem filho de algum ator de novela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário