segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Hoje tem eclipse solar


Resultado de imagem para imagem de bico de pena para escrever

Hoje, 21 de agosto de 2017, acontece um eclipse do sol. Na Antiguidade o fenômeno era tido com prenúncio de novos e significativos acontecimentos. Sábios, astrólogos e reis se movimentavam em busca de novas descobertas. O tempo passou, ou melhor, as pessoas passaram, e atualmente os eclipses solares despertam a atenção das pessoas pela beleza do fenômeno. No entanto, na Tradição o dia é útil para reflexões e análises. Uma lua nova é início de uma nova lunação, um ciclo de 28 dias. Os astrólogos modernos, naturalmente no dia de hoje tem outras motivações comparados com os astrólogos de Reis da Antiguidade.

Dito isto, ciclos e ritmos sempre habitaram o imaginário das pessoas, e claro, suas vidas. Na astrologia, existem alguns ciclos que podem ser considerados como emblemáticos, ou de grande significado na vida das pessoas. De uma maneira geral esses ciclos planetários acontecem em determinadas fases da vida, como próximo dos 30 anos - retorno de Saturno - e próximo dos 40 anos - quadratura de plutão com plutão natal -.São momentos, que de uma maneira geral, as pessoas vivenciam transformações, mudanças, em suas vidas. Na prática da astrologia pessoal, através da leitura de um mapa astral, pode-se facilmente abordar esses trânsitos. Porém, a Astrologia também aborda aspectos de saúde, cármicos, políticos, sociais e fenômenos naturais. Na Astrologia Mundial, é possível estudar e prever ciclos de transformações políticas e sociais. A respeito dos estudos sobre ciclos e ritmos, leia o que diz o excerto do artigo, 'O IMPACTO DA CIÊNCIA SOBRE A VISÃO DO MUNDO' de autoria Verônica Rapp de Eston - Professora associada aposentada da Faculdade de Medicina e co-fundadora do Centro de Medicina Nuclear da Universidade de São Paulo, publicado em 1989:


Ritmos biológicos e campos bioelétricos 

A biologia moderna pesquisou sobretudo os aspectos químicos dos seres vivos. Em décadas recentes, porém, outros fatores foram verificados, como o efeito das radiações eletromagnéticas e das flutuações geomagnéticas sobre os parâmetros da funcionalidade humana ( tempo de reação, humor, e a velocidade dos processos biológicos ). Relacionou-se, por exemplo, a maior procura por hospitais psiquiátricos com a ocorrência de flutuações geomagnéticas. Só recentemente a "poluição eletromagnética" vem sendo investigada ( Healer, 1970).
Muitos dos fenômenos ambientais são de natureza rítmica, podendo-se dizer o mesmo em relação ao homem. Ressurgiu, então, o interesse pelos ritmos biológicos, a sua significação para o ser humano, da forma de pesquisas que lembram as dos antigos astrólogos pela ênfase dada à relação entre ambiente cósmico e acontecimentos humanos.
Em escala mais ampla, os padrões rítmicos de muitos fenômenos sociais, tais como guerras e conflitos, evocam a imagem aristotélica do universo como um organismo - o conceito cosmobiológico da natureza. Consideradas globalmente, as pesquisas científicas vêm corroborar a concepção oriental de indivíduo, concebido como parte essencial de um processo evolucionário cósmico.


Isto posto, os fenômenos políticos e o mundo atual, também podem ser observados com um toque da astrologia. No plano mundial, o ciclo de maior relevância política e social , acontece próximo de 30 anos, um pouco para mais ou para menos, e também em seus múltiplos, em torno de de 7,5 anos.

Assim sendo, acontecimentos significativos e transformadores no campo político e social irão se manifestar, não necessariamente se repetir, ao longo de 30 anos.

O advento do neoliberalismo, no ano de 1979,se manifestou de forma relevante no ano de 2008 com a grave crise do sistema neoliberal. Esperava-se que o neoliberalismo sairia de cena, no entanto, o dinheiro que se dizia não existir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas ou mesmo a fome no mundo, apareceu, em trilhões de dólares, para salvar as instituições financeiras. Passados mais ou menos 7,5 anos daquela crise de 2008, o neoliberalismo resiste e avança ainda mais de forma ortodoxa sobre sociedades, ao mesmo tempo que em países da Europa, por exemplo França e Alemanha, serviços antes privatizados voltam para as mãos do Estado.

No ano de 1990 o capitalismo se declarou vencedor com a queda dos regimes comunistas, aprofundando as teorias neoliberais. Por volta do ano de 2020, pouco para mais ou para menos, o mesmo capitalismo neoliberal será colocado em teste, seja como de fato vencedor, ou compartilhar o espaço com outra doutrina, ou mesmo desaparecer. Também por volta de 2020, acontecerá o segundo ciclo de 7,5 anos da crise do neoliberalismo de 2008, que naturalmente apontará os rumos. Olhando para o estado da arte do mundo atual com seus conflitos e tendências, por volta de 2020 ( 2018 - 2022 ) algo de significativo em mudança deve ocorrer, aliás, já estão ocorrendo.


Abaixo alguns exemplos do ciclo de 30 anos:

1 - em 1960 o Brasil elegeu um presidente que durante a campanha tinha a vassoura como símbolo de limpeza contra a sujeira da corrupção. Saiu do cargo com 8 meses de governo.
Em 1989 o Brasil elegeu um presidente que tinha como campanha acabar com os marajás corruptos do serviço público.Saiu do cargo com pouco mais de dois anos de governo.


2- em 1945 os EUA se apresentavam como os grandes vencedores de 2ª grande guerra mundial. Em 1975 sofriam sua maior e mais humilhante derrota na guerra do Vietnan.

3 - em 1954 o Brasil entrou em comoção pela morte do presidente. Em 1985 o Brasil entrou em comoção pela morte do presidente eleito.

4 - em 1984 o Brasil colocou milhões de pessoas nas ruas pedindo eleições diretas e democracia. Evento similar em envergadura se repetiu em 2013, com as Jornadas de Junho, com as pessoas pedindo melhores serviços públicos e mais democracia

5 - em 1985 o presidente eleito morre antes de assumir o cargo. Em 2014 um candidato a presidência morre em campanha.

6 - em 1985 acabava a ditadura militar que teve início com o golpe de estado de 1964. Em 2015, um golpe de estado destitui a presidenta eleita, aprofundando a ditadura econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário