terça-feira, 2 de outubro de 2018

A Farra das Pesquisas

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A  FARRA  DAS  PESQUISAS

É uma pesquisa de intenção de votos por dia, as vezes duas ou mais.
Tem sido assim desde que a campanha eleitoral pegou , e o eleitor fica atordoado com tantos números, gráficos, índices de confianças, margens de erros, etc...
O Brasil é um dos poucos países do mundo onde o resultado das pesquisas de intenção de votos tem mais valor do que as propostas de governo dos candidatos. Nessa eleição o debate gira em torno de malandragem, indolência, higiene, fraquejada, comer gente, facada, insanidade mental, ursal e outras bobagens mais.
As propostas de governo dos candidatos nem em segundo plano aparecem, e são , de fato, o que mais importam, pois influenciarão a vida de todos.
A cultura das pesquisas vem de longa data, e deve-se ao domínio dos grandes meios de comunicação, principalmente o Grupo Globo, que as usa como uma disputa de torcida de time de futebol, em processo de infantilização do eleitor no debate político. Chega-se ao ponto de colocar resultado de pesquisa como manchete principal de jornal impresso, como fez hoje o jornal O Globo, algo raro na imprensa mundial.
O objetivo de tantas pesquisas é de conduzir e alterar a percepção do eleitor, fazendo dos resultados das pesquisas o fio condutor para que o eleitor escolha seu candidato.
Alguns institutos que publicam pesquisas com frequência:
Datafolha, Ibope, Vox Populi, MDA, Instituto Paraná, Sensus, Big data, BTG e outros mais. São muitas as ocasiões em que as pesquisas de campo no mesmo dia, por diferentes institutos, apresentam resultados bem diferentes. No caso das mídias, principalmente as emissoras de TV, só é apresentado o resultado de um ou no máximo dois institutos de pesquisa, quase sempre pesquisas contratadas pela mesma emissora. Assim sendo, uma pesquisa de emissora concorrente, ou uma outra qualquer, é omitida pelas emissoras de TV, ou seja, não existe.
A percepção do eleitor fica comprometida, pois é induzido a escolher em função de números e gráficos, alterando propositalmente o humor dos grupos em disputa.
Para um país onde a maioria da população sofre de grave dissonância cognitiva, ou seja,  ou não compreende ou compreende de forma incorreta a realidade, a farra das pesquisas joga uma legião de pessoas em uma arena esportiva, com todos os riscos e desdobramentos das brigas de torcidas de times de futebol.
Corrigir essa distorção só será possível com a regulação econômica dos meios de comunicação do país, acabando com a concentração de poder que existe para poucos grupos de mídia.
Até o dia das eleições, domingo próximo, o eleitor terá mais de uma pesquisa por dia, e nada daquilo que fato interessa, ou seja, as propostas de governo dos candidatos.
A margem de erro desta análise é de 1, 5 ponto percentual para mais ou para menos, com um NQA ( nível de qualidade aceitável ) , ou margem de erro, de 97 %. Os dados foram coletados ao longo da história política eleitoral brasileira, como todo um repertório de armações e práticas criminosas produzidas pelos grandes veículos de mídia , e de furos, erros, mancadas e previsões delirantes dos institutos de pesquisa.

Um comentário:

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