sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A 5ª Onda



No dia 5 deste mês, este blog, O PAPIRO, publicou um artigo do físico Amit Goswani com o título Física Quântica e Consciência.

No artigo, Goswani estabelece uma relação entre a física quântica, a consciência, a intuição e o espírito santo. Afirma, concluindo o artigo que a física quântica valida a intuição, assim como a intuição valida a física quântica, ou seja, uma relação biunívoca.

No texto abaixo, da primeira metade da década de 1990, Tom Chung fala de ondas, mudanças culturais, e afirma que estamos entrando na Onda da Intuição, baseado nos estudos de Alvin Toffler. Ao final do texto, Chung, faz uma associação da 5ª Onda, Onda da Intuição, com a relatividade e incertezas, conceitos da nova física, relativística e quântica, respectivamente.


Mudanças Culturais

excerto do livro 'Qualidade Começa em Mim', de 1994, de autoria de Tom Chung


As ondas evolutivas culturais estão se acelerando cada vez mais. Alvin Toffler nos ilustrou acerca dessa velocidade das mudanças através de seu modelo de "ondas de mudança".

A 1ª onda caracterizou-se pelo desenvolvimento da sociedade agrícola e durou aproximadamente 3 mil anos. Nela nada mudava durante gerações e gerações. Netos e avós faziam as mesmas coisas e tinham os mesmos hábitos.

A 2ª onda foi detonada pela evolução industrial, há mais de 130 anos. Com esta onda mudaram completamente os valores e critérios sócio- culturais. Enquanto na sociedade agrícola os valores máximos eram a família, a honra e a terra, na industrial o valor máximo era o capital, e tudo era avaliado em termos econômicos ( "tempo é dinheiro", e pessoas se tornaram "recursos humanos"). O foco de atenção se concentrava, então, para o hardware, equipamentos e máquinas.

3ªonda caracterizou-se pela evolução da sociedade informatizada e durou apenas trinta anos - foi a era dos computadores e dos sistemas, com um vasto volume de informações disponíveis. Os critérios essenciais eram informação, processos e criatividade. O foco de atenção recaía no software, em processos inteligentes e produtivos.

Já estamos vivenciando a 4ª onda, a onda da produtividade. Neste nível social, buscam-se ganhos e economias significativas em energia. Biotecnologia, robótica, inteligência artificial e supercondutores são meios prioritários na busca de uma realização humana maior com menos esforço. O critério maior aqui é a Otimização dos recursos e energias. O foco de atenção concentra-se sobre o "humanware", isto é, na inteligência e no potencial humano. Com inteligência quero dizer a capacidade de antever os possíveis perigos, ter uma visão preventiva e confiar mais na sabedoria do que no controle. Nessa onda florescem os cursos de educação continuada e os MBAs. Mas, como toda dinâmica dos paradigmas, cada novo paradigma ( ou onda evolutiva) traz em si soluções para os problemas insolúveis do paradigma anterior também os germes dos problemas que só poderão ser resolvidos no próximo paradigma.

Alvin Toffler arrisca usar o nome de Intuição para a 5ª Onda, que já começa a dar os primeiros sinais. Os pioneiros dessa onda demonstram competências mentais integrados. Muitos já a chamam de onda da Intuição. Não estamos falando das competências externas, mas das intrapessoais, uma mente mais capacitada e preparada para tomar decisões diferenciadas e rápidas num mundo onde a velocidade supera o tempo necessário para obter os dados e o controle. Pessoas com esse modelo mental desperto percebem que vivem num mundo de incertezas, isto é, não há como controlar as variáveis dinâmicas dos eventos ao nosso redor. Relatividade e incertezas dominam as ciências nesse paradigma mental. Nessa onda encontramos soluções superiores para lidar com resistências e obstáculos exponenciais impostos pelas culturas das ondas anteriores, cujo foco era a busca pelo controle, pela mensuração de tudo que acontecia conosco. Tais controles foram úteis para solucionar problemas criados nas ondas anteriores, mas trouxeram, também, problemas insolúveis, que poderão ser resolvidos nesta 5ª Onda, a onda da Intuição.


1ª ONDA AGRÍCOLA
     3000 anos - Família, Terra

2ª ONDA INDUSTRIAL
     120 anos - Capital ($), Hardware

3ª ONDA INFORMÁTICA
     30 anos - Idéias e Criatividade, Software

4ª ONDA PRODUTIVIDADE
     20 anos - Qualidade Total, Humanware

5ª ONDA INTUIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário