segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Física Quântica e Consciência

Física Quântica e Consciência

Revista Sophia, Ano 14, Nº64, Nov/Dez 2016

Autor: Amit Goswani, Ph.D em física quântica, é referência mundial em estudos que buscam conciliar ciência e espiritualidade. Conferencista, pesquisador e professor emérito do departamento de Física da Universidade de Oregon, EUA, leciona regularmente no Ernest Holmes Institute e na Philosophical Research University, em Los Angeles.

Autor de inúmeros artigos científicos publicados em revistas de medicina, economia e psicologia, escreveu também várias obras que estabelecem a relação entre física quântica e espiritualidade, dentre as quais se destacam os best-sellers A Física da Alma, Criatividade Quântica e o revolucionário e seminal O Universo Autoconsciente


O pior legado da ciência atual, baseada no materialismo científico, é a diminuição sistemática da importância que damos à intuição na vida diária. Nos tempos antigos, a intuição era reconhecida como uma espécie de conversa com Deus, uma forma de comunicação com o Espírito Santo. As pessoas sabiam que a intuição era um vínculo com os arquétipos transcendentes da realidade, e procuravam reforçar esse vínculo. Foi assim que a civilização progrediu nas artes, explorando o arquétipo da beleza, nas tradições espirituais, com os arquétipos de totalidade, amor e bondade, e, mais recentemente, até mesmo na ciência, desenvolvendo o arquétipo da verdade.
Recentemente o escritor Bill O'Reilly deu entrevista a um jornalista de televisão a respeito de seu novo livro, Killing Jesus (Matando Jesus), e de outros livros de sua série "Matando". O jornalista perguntou de onde veio a ideia para o nome dessa série, e O'Reilly respondeu: "Do Espírito Santo".
A resposta se tornou objeto de zombaria em um outro programa de TV, o do apresentador Steven Colbert. Mas tenho certeza de que os espectadores da entrevista inicial não estavam se divertindo. Para a maioria deles, O'Reilly estava apenas relatando um fato. Para a plateia liberal de Colbert, porém, a declaração pareceu uma piada, porque os liberais, sob a égide do materialismo científico, não aceitam conceitos como o Espírito Santo e não admitem que uma experiência assim seja possível. Desse modo enfraquecem a importância da intuição.
No entanto, a intuição é o portal para a criatividade, tanto em termos de exploração externa quanto de transformação interior. Quando a intuição é subestimada, a própria civilização deixa de progredir.
A neurofisiologia estabeleceu que a intuição deu a nós, humanos, circuitos cerebrais de emoções negativas: ira, luxúria, ciúme, competitividade, inveja, etc. Como as pessoas comuns lidam com essas emoções negativas?   A cultura norte-americana não encoraja a expressão dessas emoções em público; sendo assim , as pessoas tentam suprimi-las, dando-lhes nomes de patologias cardíaca, câncer, etc. Além disso, elas agravam a negatividade geral de suas vidas com fastfood, sexo casual , comportamentos narcisistas, etc.
Muitos autores argumentam que as doenças crônicas da mente e do corpo são muito mais presentes hoje em dia  do que já foram anteriormente. Sem dúvida existe mais estresse na vida moderna, mas não acredito que esse seja o fator mais importante. Nós simplesmente não damos ouvido à voz da nossa intuição e seguimos adiante. Somos obrigados a buscar auxílio médico para obter orientações de cura.
Podemos dizer, em favos dos médicos, que muitos deles adotaram hoje uma posição que se populariza rapidamente: prescrevem mudanças no estilo de vida, menos ênfase no prazer e mais ênfase em atividades como meditação, yoga, tai chi e artes marciais. A medicina não professa mais uma completa adesão ao materialismo científico, e isso é bom. No entanto, você não tem necessariamente que mudar seu estilo de vida quando alguém lhe diz para fazê-lo.
Os liberais não estão totalmente sem razão ao reagir negativamente a conceitos como Deus ou o Espírito Santo. Sob uma religião "pop" - por exemplo, sob o Cristianismo popularizado na TV norte-americana, Deus ou o Espírito Santo são concebidos como entidades separadas do ser humano. Isso é chamado de filosofia dualista. Nessa era científica, porque alguém deveria dar atenção a ideias imateriais, mesmo se tais existissem ?
Não precisamos ficar num impasse entre a cruz e espada. As religiões orientais, como o Hinduísmo, o Taoísmo e o Budismo, concebem Deus como um estado excepcional de consciência e o 
Espírito Santo como um eu profundo além do ego. Os ensinamentos budistas  tem uma sutileza que a princípio pode confundir. Eles chamam esse  eu profundo  de "não eu", mas o que eles querem dizer é "não eu egoico". Portanto, essas entidades não estão separadas de você; elas apenas não são comumente acessíveis.
Para um ocidental, aderir a uma religião oriental é difícil - tudo parece estranho. No entanto, pessoas informadas no Ocidente há muito reconheceram que o Cristianismo Esotérico possui a mesmo mensagem que as religiões orientais. Esses conceitos não são verdadeiramente estranhos. Infelizmente, esse não é o conhecimento comum. Dificilmente se pode esperar que cientistas e personalidades de televisão como Steven Colbert tenham ouvido falar em Cristianismo Esotérico.
Então o que fazer? A boa notícia é que nós podemos nos voltar para a física quântica. Ela dá sustentação científica, tanto teórica como experimental,  para as mensagens das religiões orientais e do Cristianismo Esotérico.
A visão de mundo quântica - a de que a realidade está estabelecida na consciência - cresceu a partir de três descobertas radicais. Uma é a complementariedade onda-partícula. Todos os objetos de nossa experiência são:
a) ondas de possibilidades movendo-se num domínio de potencialidade fora do espaço-tempo;
b) partículas de realidade no espaço-tempo.
O que distingue o domínio de potencialidade do domínio comum de espaço-tempo? A segunda descoberta, a comunicação não local, a comunicação sem sinais.
Tudo isso foi experimentalmente verificado. Mas os acadêmicos escondem o fato e os profissionais da mídia não se dão ao trabalho de compreender. No entanto, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa consultar. Meu livro God is not Dead traz uma introdução e diversas referências à literatura científica.
A terceira descoberta arrasadora é que o movimento não é apenas contínuo, como pensou Newton e como acreditavam todos os cientistas que vieram depois dele. Existe um envolvimento descontínuo na física quântica. Quando um elétron salta de uma órbita atômica para outra, ele não atravessa o espaço intermediário. Ele está aqui e então está lá - um salto que o físico Niels Bohr chamou de salto quântico.
Da mesma forma, não há dúvida de que a consciência, como terreno da existência, é um salto quântico daqui à eternidade. É bastante fácil deduzir por que tem que ser assim; chamamos isso de resolver o paradoxo da medida quântica.
O que é a medida quântica, e onde está o paradoxo ? Um objeto é uma onda de potencialidade: quanto nós a medimos ou a observamos, ela se torna uma partícula de realidade. Mas uma medida é apenas uma interação, e é aí que está a armadilha. Existe um teorema matemático, o Teorema de Von Neumann, que diz que nenhuma interação material pode converter potencialidade em realidade. Aí está o paradoxo.
Segundo o materialismo científico, toda interação é interação material. Sendo assim , se o materialismo científico é verdadeiro, então as possibilidades quânticas jamais poderiam ser convertidas em eventos reais de nossa experiência. Mas nós de fato observamos objetos quânticos, embora como partículas; as ondas de possibilidade são convertidas em eventos de realidade. É uma contradição, um paradoxo de lógica. O que converte possibilidade em realidade ? O agente precisa ser não material. Uma vez que a mudança de possibilidade  para a realidade é uma mudança em nosso conhecimento a respeito do objeto, ela tem que ser consciência, o agente de nosso conhecimento.
Pensemos um pouco mais a respeito. A consciência que converte a possibilidade em realidade ( ao escolher uma faceta do objeto multifacetado de potencialidade quântica), no final das contas, tem que ser você, quando você é o observador. De outro modo seria dualismo, e isso seria facilmente refutado. Um agente dualista teria que interagir com a matéria com um sinal, mas essa interação com entidades não materiais é rejeitada pelo simples peso de dados experimentais, segundo os quais a energia jamais deixa ou penetra o mundo da matéria.
É preciso encarar o fato de que a consciência tem que ser não local e não dual - e você está nela. Como pode ser ? Ora, agora é a sua vez de dar um salto quântico! E se você valorizar a intuição, fica fácil. Mais cedo ou mais tarde a sua intuição concordará com esse argumento e chegará a uma certeza pessoal.
Sem intuição, não conseguimos compreender a física quântica. Por sua vez, a física quântica valida a intuição. Sim; a física quântica valida o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário