terça-feira, 29 de novembro de 2016

A dor, o luto e o lucro

Marconi @marconigalo
O Nacional de Medellín sugeriu que não haja a decisão e que o título fique com a Chape.
Atitudes assim nos faz acreditar em um mundo melhor.

_______________________________
Camisa da Chapecoense quase dobra de preço em site e internautas criticam
  • 29/11/201617h55
    Do UOL, em São Paulo

    Reprodução/Twitter
  • Anúncio mostra preço de R$ 129,90 (à esq.) na segunda-feira e R$ 249,90 nesta terça

Fonte: BOL
_____________________________________________________________________________

Nossos sentimentos às famílias e comunidades das vítimas do acidente aéreoMais uma tragédia da aviação.

Quando isso acontece as pessoas sempre se perguntam sobre os riscos da aviação. No entanto, poucos param para pensar quantos pousos e decolagens acontecem diariamente em todo o mundo. Não tenho esses números, porém, são muitos, talvez milhares, apenas por dia. Isso significa que a probabilidade de acontecer um acidente de grandes proporções é pequena, bem pequena, no entanto, acontecem. Isso também significa que não existem tecnologias que sejam 100% seguras, apesar do discurso de tecnocratas. Daí, devemos sempre lembrar que em todo o mundo existem centenas de instalações nucleares e, também uma gama de opções de loterias para aposta. Sim , a probabilidade de acertar um prêmio de loteria de números e bem pequena, mas pessoas acertam, assim como pessoas morrem em acidentes aéreos. Tentar entender porque essas pessoas são escolhidas, é uma tarefa pra lá de difícil. No entanto toda tragédia que causa grande comoção mundial ou em uma nação, abre canais. Explico. No ano de 1994, no dia 1° de maio, morria de forma trágica um dos maiores ídolos do país, Ayrton Sena. O país inteiro se emocionou com a morte de Sena. Uma dor coletiva. Menos de três meses depois, esse mesmo povo vibrava de alegria com a conquista do tetracampeonato mundial de futebol nos EUA. Pessoas ganham fortunas em loterias, e em seguida suas vidas se transformam em infernos, as vezes chegando a morte. Nada disso explica, porém inclina para se pensar sobre o assunto.

Na morte de muitas pessoas , fala-se em carma coletivo, de grupos, cidades, país.

       
 De certo, em comum, a dor de toda uma nação, isso quando as vítimas são compatriotas, pois se forem de outro país em acidentes da mesma proporção, a dor não é a mesma, as vezes nem existe, porém a dor dos familiares é a mesma, aqui, em Chapecó, no oriente médio, na África, em todo lugar.

Acidentes aéreos de grandes proporções geram grande preocupação e em vinte anos foram três em território brasileiro.

Dois acidentes nas imediações do aeroporto de Congonhas em SP e outro na selva do estado do Mato Grosso. A probabilidade é pequena, mas acontecem. Somando os três acidentes foram algo em torno de 400 mortes, e isso acontece porque o número de pousos e decolagens diárias é altíssimo e os 400 mortos estão dentro da probabilidade mínima. Mas em números absolutos são quatrocentos mortos e milhares de familiares que sofrem.

Visto desta forma, pergunta-se se a aviação não pode ser mais segura. Talvez possa, com certeza pode, mas em tempos de lucro máximo a tendência é uma "flexibilização" nos protocolos de segurança, seja em qualquer área. Isso não significa uma condenação a empresa boliviana proprietária do avião que conduzia a equipe da Chapecoense, jornalistas e tripulantes. Significa que em tempos de lucro máximo, o mundo vai se transformando em um vale tudo. E assim será nos próximos dias, semanas, quando as grandes empresas de mídia, ávidas por audiência e lucros, irão explorar o acidente de todas as formas, ângulos, maneiras, priorizando o drama dos familiares das vítimas ao extremo, sem qualquer respeito aos familiares e aos que se foram, apesar das aparências e emoções correlatas.

Por ocasião da morte de Tancredo Neves, em 1985, a Rede Globo pediu a família do presidente exclusividade na transmissão dos funerais, no que foi negado. Hoje, a selvageria é ainda maior.

De minha parte, já fui testemunha ao longo da vida de várias tragédias como a que hoje tomei conhecimento. Não deveria me surpreender, ficar emocionado, mas não é o que acontece. Pessoas, agora, e são muitas , estão sofrendo, e não se pode ignorar essa dor, seja aqui, em Chapecó, no oriente médio, na Africa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário