quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sobre antas e velha mídia

Rejeição à Copa simboliza divisão política no país

O comentário no “Jornal da CBN” analisa a pesquisa Datafolha a respeito da opinião dos paulistanos sobre protestos e Copa. O apoio a protestos vem caindo desde junho do ano passado, quando marca era de 89%. Hoje, 52% são favoráveis às manifestações _44% contra. Em relação à Copa, o racha se mostra mais nítido, com empate técnico: 45% a favor e 43% contra. Esses números simbolizam divisão política no país, sinalizando um intenso debate eleitoral no qual os fatores Copa e protestos terão peso.
Fonte : Portal IG
________________________________________________________________

Trombone alvorada weril

Ao que parece a velha imprensa perdeu o rumo.
Entrou em rota do colisão com a realidade.
Está excitadíssima  com a realidade que veicula e acredita que essa realidade é compartilhada pela população.
Em cada teclado da velha mídia, um surto se manifesta .
Hoje todos os arautos da fantasia se debruçam sobre uma pesquisa do Data folha a cerca da copa do mundo e protestos.
É de fato uma pesquisa com todo o rigor científico  que baliza os conceitos de estatística, probabilidade, tamanho da amostra, representatividade da amostra, etc ? 
Ou seria apenas uma dessas sondagens de opinião, tão comuns nos sites e blogues ?
Nada foi dito sobre isso.
A tal pesquisa, amplamente analisada e divulgada pela velha mídia, mereceu, do portal IG, um comentário sobre o jornal da CBN ( organizações globo) que analisou "os dados científicos produzidos".
Qual a finalidade de se fazer uma pesquisa de opinião onde se pergunta se a pessoa é a favor ou não da realização da copa do mundo, considerando que a copa terá início em três semanas ?
A realização da copa do mundo no Brasil foi decidida em 2007. 
De lá pra cá o país vem cumprindo os contratos assumidos para a realização do evento, logo, não faz o menor sentido perguntar se uma pessoa é a favor ou contra a realização da copa.
Esse debate deveria ser realizado em 2007, porém a velha imprensa, na época, não demonstrou nenhum interesse em fazê-lo.
O portal IG ainda informa, através de seu blogueiro, que o país está politicamente dividido devido aos fatores da copa  e protestos decorrentes, caracterizando um debate eleitoral.
Desejo ou realidade ?
Se a tal pesquisa  deriva, ou tem finalidade, para um debate eleitoral como afirma o blogueiro de IG, a mesma deveria ser registrada no TRE, com o questionário, tamanho de amostra, etc...
Ainda cita que há um "racha nacional" ( racha pra mim é aquela pelada de fim de semana) quanto a aprovação ou não da realização de protestos durante a evento.
O caro e atento leitor sabe que a velha mídia vive desejosa de que o país entre em uma divisão política violenta, assim como na Venezuela.
Se a divisão não acontece, na realidade, a velha mídia cria uma realidade, como no caso da pesquisa do Datafolha.
O importante é caracterizar uma divisão, mesmo que a base para definir tal divisão seja uma sondagem de opinião a cerca de realização de protestos durante a copa.
Tudo isso acontece  justo hoje quando será divulgada uma pesquisa de intenção de voto para presidência da república, feita pelo IBOPE, que  aponta um crescimento da candidata Dilma  e vitória da mesma em primeiro turno.

Pesquisa Globope vaza e dá vitória de Dilma em primeiro turno

247 - Os números da pesquisa Ibope, que será divulgada nesta noite, acabam de vazar. Os dados, extraoficiais, foram divulgados pela coluna Radar, e apontam vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno. 
A lógica da velha mídia é a seguinte:
" sondagem de opinião do Datafolha indica que a população brasileira está dividia quanto a realização ou não de protestos sobre a copa e durante o evento, logo o país está politicamente dividido"

Aquela anta um dia irá morrer.
O blogueiro do IG um dia irá morrer.
 Logo, o blogueiro do IG é uma anta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário