terça-feira, 9 de agosto de 2016

O golpe que o mundo rejeita

Sanders pede que EUA se posicionem contra impeachment de Dilma.

Sanders sobre o golpe no Brasil: 'os EUA deveriam defender oficialmente a realização de novas eleições como solução para a crise brasileira'



Fonte: CARTA MAIOR
_________________________________________________________________

Sanders: impeachment se assemelha a golpe de estado

POR FERNANDO BRITO · 09/08/2016


Do site oficial do senador Bernie Sanders, avalista de Hillary Clinton, favorita na disputa presidencial norte-americana:

O senador Bernie Sanders na segunda-feira emitiu declaração exortando os Estados Unidos a tomar uma posição definitiva contra os esforços para remover a presidente brasileira Dilma Rousseff do cargo:

“Estou profundamente preocupado com o tentativas de remover a presidente democraticamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores do processo de impeachment controverso mais se assemelha a um golpe de Estado.

“Depois de suspender a primeira mulher presidente do Brasil por razões duvidosas, sem um mandato para governar, o novo governo interino aboliu os ministérios de mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Eles foram substituídos por um gabinete composto inteiramente de homens brancos. A administração nova, não eleita, rapidamente anunciou planos para impor austeridade, aumentar a privatização e instalar uma agenda marcadamente de direita.”

“O esforço para remover a presidente Dilma Rousseff não é um julgamento legal, mas sim político. Os Estados Unidos não podem se manter em silêncio enquanto as instituições democráticas de um dos nossos aliados mais importantes são prejudicadas. Temos de apoiar as famílias trabalhadoras do Brasil e procurar que que as diferenças sejam resolvidas com eleições democráticas. “


Com Hillary dependente do apoio de Sanders, ao menos até novembro ninguém espere gentilezas exageradas dos EUA a Temer.

Fonte: TIJOLAÇO
_____________________________________________________________
LASA apoia Dilma e pôs FHC pra correr!

Pesquisadores internacionais defendem que golpe é "atentado contra a democracia"

publicado 11/08/2016

Representantes da LASA com o presidente Lula (Créditos: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

A LASA (Latin American Studies Association, Associação de Estudos Latino-Americanos) divulgou uma nota condenando o golpe contra a presidenta Dilma e classificando o processo como antidemocrático e arbitrário. Segundo o órgão, o golpe é "um atentado contra a democracia brasileira".

A LASA é uma associação composta por mais de 12.000 pesquisadores e institutos de todo o mundo, dedicados aos estudos políticos e culturais da América Latina.

Leia a nota:

A forma arbritária na qual o processo de impeachment está sendo realizado contra a presidenta Dilma Rousseff constitui um atentado contra a democracia brasileira;

Considerando que a democracia é uma condição indispensável para alcançar um futuro digno e socialmente justo para todos; e considerando que a comunidade internacional esteve presente e solidária com as lutas em defesa da democracia;

A Lasa denuncia o atual processo de impeachment no Brasil como antidemocrático e encoraja seus membros a chamar a atenção do mundo para os precedentes perigosos que o impeachment estabelece para toda a região.

Em julho, uma comissão de pesquisadores da LASA estiveram no Brasil e conversaram com o presidente Lula sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma.

Um pouco antes, em maio, o ex-presidente FHC cancelou sua participação em um seminário organizado pela LASA, com medo de protestos contra o golpe no Brasil.

Fonte> CONVERSA AFIADA
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário