quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CPI sobre manipulação de audiência

Liderança da Globo: Golpe do Ibope?
Do site da UJS:

Foram revelados os primeiros dados a partir da medição de audiência feita pela empresa alemã GFK. E adivinha? A audiência da Globo é menor do que os números que o Ibope apresenta.

O Ibope tinha total controle sobre os dados referentes aos hábitos do telespectador brasileiro até agora. Mas a partir de uma união entre Record, SBT e Rede TV, a GFK passa a concorrer com o Ibope, que segue sendo a fonte de dados da Rede Globo e da Bandeirantes.

Os dados completos da nova medição serão divulgados na semana que vem, mas segundo informações de alguns portais da Internet, a Globo seguiria em primeiro lugar, mas a audiência do SBT seria bem maior na parte da manhã e os da Record na parte da noite em relação aos que são apresentados pelo Ibope atualmente.

Segundo a própria empresa alemã, eles estaria contemplando “significativas mudanças” nos estratos sociais ocorridos nos últimos dez anos. Ou seja, um país surgido a partir dos anos Lula e Dilma. Um Brasil que a Globo já não controla mais.

Uma grande parcela da população que antes fazia parte da chamada classe C ascendeu para a B. E assim por diante. O brasileiro elevou seu poder de consumo e o Ibope não teria adaptado seus parâmetros. Não teria adaptado ou a emissora carioca, maior cliente do Ibope não estaria disposta a encarar a sua evidente perda de espaço?

Um simples ponto no Ibope a menos pode significar milhares e milhares de reais a menos de publicidade. E, sobretudo, de publicidade de estatais. Ou seja, caso os dados do Ibope não estejam de acordo com a realidade, por ineficácia dos seus métodos ou por manipulação a favor da Globo, milhões de reais já podem ter sido investidos na emissora carioca, criada com apoio da ditadura, baseados em dados irreais.

E agora? A Globo devolve o dinheiro?

Uma CPI seria o mais indicado. A Globo que se coloca como defensora dos interesses do povo brasileiro, quando na verdade, diariamente ataca de todas as formas a soberania nacional e tenta ferir nossa jovem democracia através de tentativas golpistas desesperadas.

Cabe aos movimentos sociais e a população em geral cobrar para que algo seja feito em relação aos milhões e milhões de reais (dinheiro público!!) que foram despejados na emissora através de dados falsos.

Vale lembrar que a Rede Globo é acusada também de sonegações de impostos milionárias.

E ai vale lembrar a voz que veio das ruas dois anos atrás: O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!
 
Fonte: Blog do Miro
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Miro: Ibope infla audiência da Globo?

Cabe CPI!   

  
publicado 01/10/2015                    
GfK mostra que Record e SBT têm mais audiência do que Ibope diz.
bessinha tiros do pig
O Conversa Afiada reproduz artigo de Altamiro Borges, extraído de seu blog:


Ibope infla audiência da Globo? Cabe CPI!


Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin fez uma grave denúncia nesta semana - reforçando antigas suspeitas que circulam entre os especialistas em tevê no país. Ele revelou em sua coluna no UOL que "os primeiros dados apurados pela empresa alemã GfK, que começou a medir o público da TV brasileira, apontam que a audiência de emissoras como Record e SBT é maior do que a registrada até hoje pelo Ibope".

A denúncia impacta os anunciantes privados, que sempre se basearam no Ibope para investir bilhões em publicidade. Mais do que isto. Ela incomoda o governo federal, que nos últimos 12 anos repassou quase R$ 6 bilhões para a Globo. Houve fraude do Ibope - já batizado de Globope - para beneficiar a famiglia Marinho? Não seria o caso de instalar uma CPI para apurar a fraude com recursos públicos?

De acordo com a matéria, postada na segunda-feira (28), "o UOL teve acesso a algumas observações feitas após as primeiras medições da GfK. A primeira leva de dados consolidados só deverá ser divulgada na próxima semana pela empresa às emissoras que assinaram seu serviço (Record, SBT e RedeTV!)... A metodologia alemã já teria observado que o SBT, por exemplo, tem mais audiência matinal e à tarde do que a medida atualmente pelo Instituto Ibope. Segundo os dados iniciais da GfK, a Record também tem mais público na faixa da tarde e à noite do que os números atuais medidos pelo Ibope".

A suspeita de fraude na medição da audiência é antiga. Já foram feitas inúmeras denúncias de que o Ibope, até recentemente presidido pelo empresário-trambiqueiro Carlos Montenegro, inflava os dados para beneficiar o seu maior contratante. Diante das suspeitas, as outras emissoras decidiram enfrentar o monopólio do Ibope e contrataram a GfK no ano passado. A famiglia Marinho jogou pesado e sujo para sabotar a concorrência, mas foi derrotada pelo "pool" formado por Record, SBT e RedeTV!.

Ainda segundo reportagem, "a empresa alemã também está encontrando diferenças (em relação ao Ibope) entre algumas faixas etárias e sociais. Segundo fontes ouvidas por esta coluna (que pedem anonimato), essa discrepância captada em medições iniciais pode indicar que a metodologia utilizada pela GfK seria mais completa e ampla que a usada atualmente. A empresa alemã teria contemplando 'significativas mudanças' nos estratos sociais ocorridos especialmente nos últimos dez anos".

Ricardo Feltrin conclui: "Ainda é cedo para saber como emissoras, mundo publicitário e, em especial, os anunciantes irão reagir aos novos dados de audiência medidos pela GfK, mas é óbvio que eles serão analisados detalhadamente e com atenção. Embora muita gente acredite que uma segunda empresa medindo audiência pode servir apenas para criar confusão no mercado, alguns especialistas acreditam que é justamente o oposto disso: que eventuais discrepâncias que a GfK identificar também podem servir para aprimorar ainda mais estratégias publicitárias e de anunciantes na TV".

A própria entrada da GfK no mercado de pesquisas, rompendo o antigo monopólio, já parece ter seus efeitos no Ibope. A concorrência obriga o suspeito instituto a mudar de atitudes e a tentar ajustar seus índices para evitar a total desmoralização - e, inclusive, a rigorosa apuração sobre suas manipulações. Segundo informa a jornalista Keila Jimenez, do site R7, o Ibope finalmente decidiu quebrar o sigilo de suas pesquisas e liberar os dados da audiência - uma antiga reivindicação das rivais da Globo.

"Em decisão inédita, o Ibope passará a divulgar a audiência da TV aberta e TV paga, semanalmente, em seu site. As análises da audiência estarão à disposição no www.ibopemedia.com... É a primeira vez em mais de 70 anos que o Ibope abre esses dados... A novidade embarca em uma prática comum em outros países, onde atuam na aferição de audiência o instituto Nielsen e instituto GfK. O segundo, por sinal, chegou ao Brasil para concorrer com o Ibope e promete divulgar seus primeiros índices de aferição de audiência no país no próximo mês... Por aqui, o Ibope sempre fez jogo duro com relação a liberação de números publicamente e chegava a questionar clientes quando esses divulgavam dados de pesquisas. Há até uma cláusula de confidencialidade na maioria dos contratos. A disponibilização desses dados mostra que a política do Ibope está mudando".

Estes fatos confirmam que seria saudável para o país a convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as possíveis distorções no mercado publicitário. Afinal, bilhões de reais fluíram para a poderosa Rede Globo com base em pesquisas sob suspeita. Em certo sentido, os cofres públicos podem ter sido assaltados. Será que a mídia privada, que adora uma CPI, topa averiguar esta sujeira? Será que os parlamentares, muitos deles metidos a vestais da ética, aceitam enfrentar a Rede Globo? Será que a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República vai reavaliar os seus critérios "técnicos" de publicidade, que só ajudam a alimentar cobras? A conferir!
 
Fonte: CONVERSA AFIADA
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Pastor da Record diz que a Globo é responsável por tráfico de drogas, homossexualidade e o diabo

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
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Manipulação e omissão de informações, golpe nos índices de audiência para obter mais verbas de publicidade do governo federal,  sonegação de impostos, evasão de divisas, tentativas de desestabilização de governos com golpes de estado.

Isso é um pouco da capivara do grupo globo, que , não se sabe como, ainda segue impune diante de tantos crimes contra o país.
Já está mais do que no momento de abertura de uma CPI sobre os crimes do grupo globo.

Quanto ao pastor da Record, de fato a TV globo, desde longa data, como ocorreu  em pelo menos uma novela das 21 horas no final da década de 1980,  incentiva o consumo de drogas .

Na novela em questão, os personagens dos atores Lídia Brondi e Marcos  Palmeira, escancaram o incentivo ao consumo de maconha em cenas da novela.

Talvez radiante pelo tsunami de maconha nas praias cariocas proporcionado por um navio de bandeira liberiana naqueles anos, globo incentivou ainda mais o consumo da droga em sua novela.

Quanto a questão sexual, a putaria rola solta nas telas de globo, até mesmo em horário para adolescentes, sempre com o intuito  apelativo de alavancar  índices de audiência, deixando de lado o erotismo enquanto arte e  a educação para os temas, ao contrário, globo incentiva todo tipo de preconceitos.

Quanto ao diabo, pastor da record e globo estão de mãos dadas.
 

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