sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Poeta Queima o Filme do Jornal Nacional

Poeta Queima o Filme do Jornal Nacional

 

Com Patrícia Poeta, "Jornal Nacional" tem menor ibope

ZAPPING
Com Patrícia Poeta no lugar de Fátima Bernardes, o "Jornal Nacional" (Globo) marcou, em 2012, a sua pior audiência em oito anos, com 28,1 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo (até 18 de dezembro).

Patrícia ocupou o lugar da antiga apresentadora no dia 6 de dezembro de 2011. Até então, a pior audiência do "JN" havia sido em 2010 (29,8 pontos). A melhor foi registrada em 2006, quando a atração obteve 36,4 pontos.

Em 2012, as menores audiências do "JN" foram registradas em novembro (23,8) e em dezembro (22,1), justamente quando as novelas das sete, "Guerra dos Sexos", e das nove, "Salve Jorge", já estavam no ar.




Audiência em Queda

Seria  Patrícia Poeta a causa da queda do ibope do Jornal Nacional ?

Se assim for, o programa encontros, de Fátima Bernardes, tem na apresentadora a causa de uma audiência pífia, que perde até para o palhaço Bozo do SBT ?

Todos os programas da tv globo, ou a maioria deles, tem tido uma queda constante ao longo dos últimos anos, e Patricia Poeta, mesmo que seja muito versátil, produzida, penteada e decorada com adereços não circulou por todos eles.
O Fantástico de domingo agoniza  a cada deprimente edição de  domingo.

O Jornal Nacional  não pode ser considerado como um programa voltado para prestar informações ou esclarecimentos. Cuidadosamente teatralizado, como todos os programas de tv, o jornal nacional se presta para defender os interesses políticos, doutrinários e mercantis da emissora.

Patricia Poeta apenas representa o papel de jornalista, mesmo que seja graduada, e apresentadora de notícias. Uma jornalista representando um jornalista que apresenta um telejornal.

Acondicionado entre duas novelas, o jornal nacional depende de boas audiências das novelas para que também tenha uma boa audiência. Em suma, o telespectador da globo assiste o jornal nacional, pela passividade e espera de uma novela, e não pelo conteúdo que o jornal oferece. Se as novelas vão bem, a audiência do jornal nacional sobe, caso contrário desaba. Conclui-se que as novelas  e também o futebol , sustentam muitos programas.

Atualmente, no início dessa nova era como prevê a cultura Maia, qualquer pessoa em sã consciência  vai procurar informação útil, sobre quaisquer assuntos, nas mais variadas fontes na internete. 

Os telejornais da televisão podem ser de utilidade para determinado público, com inclinações fúteis, que deseja saber novas tendências de moda sobre vestuário, maquiagem, penteados, adereços e outros aspectos ligados a aparência das pessoas, uma vez que os apresentadores são cuidadosamente preparados para isso, sendo inclusive informado ao final dos telejornais as empresas que vestem e cuidam da aparência dos apresentadores.

A tendência, clara e irreversível, é uma queda de audiência constante de toda uma grade de programação totalmente envelhecida e obsoleta, que atende , ainda, uma parcela população.

Talvez a direção da globo, através de seu reality gordinho diretor de operações, crie uma forma inovadora de telejornal reality show, onde os apresentadores apareçam supostamente descontráidos  como qualquer ser comum.
Aliás, isso, em parte , já existe, pois é prática em todos os telejornais que os apresentadores "conversem" e combinem" algo, ainda sem o aúdio mas já com a imagem, antes de iniciar o jornal.

Cuidados adicionais contudo devem ser tomados para que se evitem cenas de estupro e bebedeira durante as apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário