quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Arte dos Meios





A Arte dos Meios




Certa vez, um ansioso aprendiz questionava sem parar seu mestre pedindo que o mestre explicasse o que seria a Arte dos Meios. Sentados para um chá , o aprendiz não parava de falar pedindo explicações. O mestre, calmamente servia e chá e, propositalmente, fez com que o chá servido para o aprendiz transbordasse da caneca. O aprendiz de imediato reagiu e disse:
- mestre ! O Sr, não está vendo ? A caneca transborda.
O mestre, calmamente olhou para o aprendiz e disse.
- é exatamente assim que a sua cabeça se encontra. Entretanto eu vou explicar para você o que significa a Arte dos Meios.  Vou explicar fazendo cinco perguntas, que você pode não responder se assim desejar, mas que certamente trarão a compreensão que você tanto deseja. Está pronto ?
 O aprendiz, ansioso, disse se preparando para o grande teste:
-sim, mestre.
- então vamos lá. A primeira é ; Você conhece a água ?
- claro, mestre, respondeu o aprendiz com segurança e firmeza.
- vamos então para a segunda. Vocẽ conhece o sal ?
- lógico que conheço, disse o aprendiz já quase rindo com tantas perguntas fáceis.
- a terceira: Você conhece o fogo ?
- ha, ha ha , claro mestre, está fácil demais
- a quarta: Você conhece o trigo ?
- perfeitamente meu mestre.
- você está indo muito bem, disse o mestre para um aprendiz orgulhoso . Agora vou fazer a última pergunta que se você conseguir responder será um mestre na Arte dos meios, OK ?
- estou pronto ,mestre.
- muito bem.Aí vai a quinta e última pergunta; O que você está esperando para fazer seu próprio pão ?
 O aprendiz ficou quieto por um bom tempo, enquanto o mestre fazia com que o chá tranbordasse sem parar da caneca do aprendiz.
 E assim caminha a política brasileira. Uma mídia , que por conta de inúmeras e sucessivas derrotas, transborda diariamente um palavrório sem nenhum conteúdo. Por outro lado, essa mesma mídia, em conluio com a suprema corte do país, de posse do sal, da água, do fogo e do trigo, vomitam para uma parcela incauta da população que fizeram o pão da democracia e da justiça com o julgamento e condenações dos envolvidos na ação penal 470. O pão não é o resultado apenas do conhecimento dos ingridientes, mas sim da marcha correta para unir esses ingridientes. Essa marcha é a Arte dos Meios, o lugar onde a verdade, mesmo que seja uma armação, se apresenta. Assim foi , e continua, o julgamento da ação penal 470. Uma imprensa propositalmente com a cabeça transbordando, para iludir a opinião pública, e uma corte manipulando cuidadosamente a Arte dos Meios, produzindo o pão político, receita para novas investidas contra a verdade e a democracia. Isso é fato. Cabe , agora, ao PT, e a todos os segmentos da sociedade brasileira que acompanham o avesso da Arte dos Meios, ou golpe, agirem. A ação não pode ser com a cabeça transbordando. Deve ser cuidadosamente elaborada para atingir os setores e instiutições que desejam conter o avanço da verdadeira democracia e, também, para impedir que estes setores e instiutições possam lograr exito em ações futuras. Restaurar a verdade através da correta Arte dos Meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário