sexta-feira, 14 de junho de 2013

Globo e o Povo, Nada a Ver

Hostilizado, repórter da Globo deixa protesto sob escolta no RJ   

Portal TerraAndré Naddeo  
Um repórter da TV Globo foi hostilizado e teve de ser escoltado por seguranças da emissora para não ser agredido na noite desta quinta-feira durante o protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro. Vandrey Pereira foi cercado por manifestantes, que arremessaram  um saco de lixo e diversas pedras contra o jornalista, que escapou ileso. "Por razões de segurança, vou ter que sair", disse o repórter, ao ser escoltado por dois seguranças.
Insatisfeitos com a forma como a TV Globo vem cobrindo o movimento, os manifestantes hostilizam os profissionais da emissora desde o início do ato desta quinta-feira. "Ei, Globo, vai tomar no c...", gritavam, enquanto uma repórter da emissora realizava uma entrevista. Os insultos também foram dirigidos ao comentarista global Arnaldo Jabor, que criticou veementemente o movimento em recente comentário no Jornal da Globo.
Repórter da Globo é hostilizado
Repórter da Globo é hostilizado
"Vem, vem para rua, vem contra o aumento..." e "O povo na rua, Cabral a culpa é sua" eram alguns dos cantos gritados pelos manifestantes, em meio a críticas expressas ao prefeito Eduardo Paes. Com os rostos cobertos com máscaras, dois integrantes do Movimento Anonymous Brasil, que declaradamente invadiu alguns sites do governo, declararam apoio in loco ao movimento. "O que os veículos de imprensa deixam de lado nós estamos fazendo pela sociedade."

As empresas globo estão sentindo na pele, não em pesquisas frias e manipuladas, o que a populção pensa sobre elas.

Em um passado distante, quando do suicidio de Getúlio, o povo foi para a porta do jornal o globo  e apedrejou as instalações do jornal pela campanha violenta e mentirosa que o veículo terrorista dos marinhos fazia contra Getúlio.

Ontem, o repórter mauricinho do RJ TV, telejornal que manipula e omite informações referentes a cidade e ao estado do Rio de Janeiro, teve que sair correndo do local das manifestações para não ser alvo dos manifestantes.

Hostilizado e xingado, o jornalista da globo, assim como as empresas globo, fazem parte do escopo de tudo aquilo que a população não mais aceita e clama por mudanças.

O ônibus da globo foi ocupado por um povo alegre e contente , que atropela indiferente todo aquele que tentar impedir seu caminhar.
 

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Quem Sabe Faz a Hora

Sugiro ao caro leitor a leitura atenta dos três artigos a seguir. Certamente existe muito em comum entre as três abordagens, o que pode apontar para as motivações dos protestos, assim como sobre novos caminhos a percorrer.

 

 1 - Raízes da privatização do Maracanã e do Pacaembu

Um sentimento de tristeza invade aqueles que sinceramente se preocupam com os destinos de nosso futebol. Talvez uma das primeiras medidas que virá seja a mudança do nome dos locais, para oferecer a contrapartida de imagem para alguma megacorporação que participe financeiramente do empreendimento.

Ao longo das últimas décadas a sociedade tem experimentado um processo crescente de generalização dos movimentos de mercantilização. Tudo - literalmente tudo - deve acabar se transformando em mercadoria. E essa tendência vai desde os serviços públicos até as relações pessoais, passando por um sem número de aspectos de nossa vida em sociedade. Cada vez se torna mais extenso o rol das relações que passam a ter o seu custo calculado, o seu preço determinado e as suas condições de transação estipuladas. Vivemos em um mundo onde cada gesto parece fazer parte de um contrato onipotente, com um conjunto de regras a serem bem observadas. Em geral, discorrendo sobre custos e benefícios.

A generalização das formas capitalistas de organização da sociedade amplia os horizontes de acumulação. Do ponto de vista geográfico, a globalização se encarrega de incorporar novas áreas, países e regiões ao padrão hegemônico da economia dos tempos de hoje. Do ponto de vista estrutural e institucional, cada vez mais formas de sociabilidade são transformadas em espaços de produção e de acumulação de capital. Isso vale, por exemplo, para atividades culturais, uma vez que para a maioria dos indivíduos resta apenas a postura do consumidor a pagar por um espetáculo de música, a comprar livros como produtos baixados da internet, adquirir os ingressos para a sessão de cinema ou pagar pelos tíquetes de acesso ao museu. O mesmo raciocínio se aplica às atividades de lazer, pois a tendência agora é de se pagar para usufruir de espaços como parques públicos, jardins zoológicos, jardins botânicos e similares. As atividades esportivas, sejam elas como praticante ou como espectador, tampouco escapam à lógica mercantil e tudo passa a ser determinado por critérios como renda, preço, demanda e oferta. Paga-se tanto a mensalidade da academia de ginástica quanto a do canal de esportes da TV a cabo.

Mercantilização e futebol
Para um país com as características como a do Brasil, o futebol termina por se converter em elemento de sincretismo dessas 3 características: i) esportiva; ii) cultural; e iii) de lazer. E o processo de mercantilização passa a dominar o conjunto das relações no âmbito do universo dessa modalidade, que veio importada da Inglaterra, saudado pelos antigos radialistas como o “esporte bretão”. Pode-se afirmar que o futebol é um retrato bastante adequado da realidade social e econômica de nosso país. Ele escancara os abissais desníveis de renda entre indivíduos e grupos sociais realizando o mesmo tipo de tarefa. Sob o falso manto do discurso a respeito da “igualdade de oportunidades”, fica evidente que apenas uma fração mínima dos meninos e jovens de talento futebolístico consegue construir uma carreira profissional. E nessa busca de trajetos exitosos, os ganhos ficam quase todos retidos nas mãos de atravessadores e aproveitadores.

A mercantilização no interior do mundo futebolístico é uma constante. A começar pelo próprio ator fundamental - figura sem a qual nada pode ocorrer - o jogador. Eles são “comprados” ou “vendidos” como simples mercadorias, cujos preços são cotados em mercados de esfera nacional ou internacional. Assim, a cada semana são quebrados recordes e mais recordes a respeito dos valores milionários envolvendo as negociações dos contratos dos jogadores – expressos em dólares, em euros, em ienes ou em reais, se a compra-venda ocorrer entre clubes brasileiros. Procedimento semelhante ocorre nas transações envolvendo os passes dos treinadores das equipes, que também perambulam pelos continentes em busca de maior remuneração e reconhecimento.

O mundo futebolístico e os recursos milionários

Ora, um setor que movimenta recursos dessa monta só se viabiliza com a existência de fontes de financiamento e de fornecimento de fluxos de dinheiro para manter tamanha máquina em funcionamento. As receitas provêm, em grande parte, das campanhas publicitárias e da propaganda associadas às imagens dos jogadores e dos times junto ao grande público. Há fortes indícios de que esquemas ligados às máfias globalizadas e à lavagem de dinheiro em esfera internacional estejam também fortemente envolvidos na atividade futebolística. Os valores bilionários permitem a difusão das imagens por todos os espaços dos meios de comunicação: televisão, rádio, internet, jornais impressos, revistas especializadas em esportes ou não, propaganda de rua, etc. E nesse jogo tudo é objeto de comercialização: empresas aéreas, bebidas alcoólicas, veículos, produtos eletrônicos, empresas de telefonia, artigos esportivos, cartões de crédito, refrigerantes, artigos masculinos, bancos, propaganda governamental, entre tantos outros.

Quem assiste a uma emissão desse gênero pela TV fica impressionado com a capacidade criativa dos geradores de espaços para publicidade. Vale tudo! Imagens virtuais criadas por recursos tecnológicos, dando a falsa impressão de suportes para marcas conhecidas no gramado. Os corpos dos jogadores tomados por propaganda em cada milímetro quadrado da camiseta, do calção, da meia, da chuteira, quando um ou outro não termina exibindo uma camiseta agradecendo a alguma entidade divina pelo gol que acabou de marcar. Os treinadores e os integrantes da comissão técnica também são chamados a colaborar com seus uniformes. Vale lembrar, além disso, que todas as entrevistas devem ser realizadas com os indivíduos voltados de costas para painéis recheados com logotipos de todos os patrocinadores. Os árbitros também são obrigados a fazer publicidade, com renda revertida para as respectivas federações ou confederações. Até mesmo a bola é objeto de disputa intensa entre os concorrentes em busca por espaço visual.

Futebol: poder, dinheiro e comunicação
A ampliação do processo de mercantilização conta com forte apoio dos Estados nacionais e de seus governos, em especial aqui no Brasil. Futebol é sinônimo de poder e de dinheiro. Futebol rima com popularidade e ascendência sobre parcela expressiva da população. O coquetel para o uso político está pronto! Clubes de futebol contam incentivos de toda ordem, inclusive a isenção de impostos e da contribuição previdenciária. As contas das associações, federações e confederações esportivas em geral são sabidamente verdadeiras caixas-pretas, e os escândalos que surgem periodicamente funcionam como prova desse tipo de descontrole e foco de corrupção. Aliás, nesse quesito as entidades vinculadas ao futebol merecem destaque especial.

Com todo esse esquema montado, surgem também os mecanismos de exploração da divulgação das imagens pelo veículo ainda mais utilizado: a televisão. E aqui os escândalos são ainda mais evidentes. O país onde o futebol é tão popular se permite aceitar regras em que haja monopólio de transmissão de imagens, com evidência de manipulação de horários e datas de certames para favorecer as condições de audiência da rede controladora. A coisa chega a um limite tão assustador em que a própria transmissão de jogos da seleção brasileira seja submetida a tal excrescência. Tudo se calcula com base em contratos milionários, com direitos a terceirização, sempre de acordo com o cálculo financeiro embutido. Um absurdo completo! Qualquer jogo da seleção é patrimônio da União e a obrigação do Estado é deixar a imagem aberta e livre para quem quiser transmitir!

A privatização dos estádios
E finalmente chegamos à cereja do bolo. Dadas as raízes de todo esse processo de mercantilização, agora vem à tona um fenômeno carregado de forte significação. Trata-se da privatização daquilo que ainda restava como resquício simbólico da presença pública no futebol brasileiro. Sua história tem uma relação profunda com o estádio que foi durante décadas - e ainda continua sendo - o símbolo desse esporte. O Maracanã foi especialmente construído para a Copa do Mundo de 1950, evento que o Brasil acolheu. Desde sempre foi um espaço quase-sagrado para todo tipo de jogos: seleção brasileira, campeonato regional e campeonato nacional. Foi concebido como um espaço público e foi mantido como instituição sob responsabilidade do Estado. Leitura semelhante pode ser feita com relação ao estádio do Pacaembu, em São Paulo. Inaugurado uma década antes que o gigante carioca, desde 1940 ele carrega na própria estrutura a marca de “estádio municipal”, pois sempre pertenceu à Prefeitura de São Paulo.

Não por acaso essa tendência privatista se confirma no ano da Copa das Confederações e no que precede a Copa do Mundo. A postura de completa submissão do governo brasileiro face aos mecanismos criminosos do submundo das entidades nacionais e internacionais do futebol opera como uma espécie de chancela às falcatruas e de porteira aberta para esse jogo de vale-tudo. Ora, o governo aceitou todas as condições para trazer os eventos para cá, a ponto de enviar ao Congresso Nacional um conjunto de medidas que criavam um vácuo jurídico em nossa legislação para o período das competições organizadas pela FIFA. Entre tantos casos, registre-se a autorização excepcional de propaganda de bebida alcoólica e a mudança nas regras para meio-ingresso.

Em meio a esse verdadeiro tsunami com raízes na mercantilização, os 2 estádios símbolos da história de nosso futebol serão privatizados. No caso carioca, a decisão foi por oferecer a um amigo do rei a gestão de um estádio novinho em folha, todo reformado com recursos públicos. Ou seja, a oferta de uma máquina azeitada e em condições de arrecadar receitas por décadas. Em São Paulo, a Prefeitura do PT toma iniciativa idêntica, talvez inspirada pelo sugestivo exemplo do Governador Cabral do PMDB.

Um sentimento de tristeza invade aqueles que sinceramente se preocupam com os destinos de nosso futebol. Talvez uma das primeiras medidas que virá seja a mudança do nome dos locais, para oferecer a contrapartida de imagem para alguma megacorporação que participe financeiramente do empreendimento. E também a mudança do substantivo “estádio”, pois isso representaria o atraso, nos traz à lembrança décadas de presença pública na atividade esportiva. Não! Agora o símbolo da pseudomodernidade é chamar o espaço de “arena”, tal como começa a se generalizar pelo mundo afora. Termo que tão bem sintetiza tudo o que existe de mercantil, de financeiro e de espoliador no padrão empresarial do futebol contemporâneo.

Paulo Kliass é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do governo federal e doutor em Economia pela Universidade de Paris 10.
Fonte: CARTA MAIOR

2 - Sopro de primavera antes da   festa da Fifa

A indignação, sobretudo da juventude, aumenta na proporção inversa da falência da política tradicional, que virou uma despachante de interesses privados incapaz de responder aos problemas da população
14/06/2013

Daniel Cassol

A história se repete. Em Porto Alegre, a primeira reação da parcela graúda da imprensa foi desqualificar os protestos contra o aumento da passagem de ônibus e inflacionar os episódios de vandalismo, ignorando a motivação dos que se manifestavam. Só que a cada novo ato havia mais gente na rua, mesmo com o aumento da repressão policial. Até que a parcela graúda da imprensa resolveu tentar entender porque os jovens estavam se manifestando, para não ficar falando sozinha. Já era um pouco tarde.
Em São Paulo, na noite desta quinta-feira, vivia-se ainda a fase em que a parcela graúda da imprensa fala sozinha e mostra que não enxerga um palmo a frente do nariz. A Polícia Militar instala o caos, prende pessoas por porte de vinagre, agride jornalistas, atira balas de borracha contra quem está ajoelhado pedindo calma. Mijam sobre as pessoas e a imprensa diz que é chuva. Mas o protesto foi maior, a população se indignou com a violência e a cobertura já mudou.
Os discursos foram parecidos, repetiram-se as polêmicas sobre os limites dos protestos, como se fosse possível organizá-los como se organiza uma quermesse. Em Porto Alegre, a Justiça acabou determinando a suspensão do aumento, a prefeitura acatou a decisão e as manifestações, em parte, arrefeceram. Em São Paulo pode acontecer o mesmo, mas isso já não é mais importante. O alto custo e a má qualidade do transporte coletivo nas grandes cidades viraram mero detalhe nessa história.
As manifestações, que se iniciaram pela causa específica do aumento da tarifa do transporte coletivo, têm como pano de fundo esse processo que vai tornando as cidades cada vez mais hostis para as pessoas. Gentrificação, elitização, higienização, cada um nome dá o nome que quiser. As cidades estão se tornando lugares onde trafegam carros, se erguem empreendimentos imobiliários, os pobres são mandados para longe e tudo o mais é proibido. As pessoas estão se sentindo sufocadas e a reação óbvia é que cada vez mais estão indo para as ruas – a maior arquibancada do Brasil.
A truculência com que agiu a Polícia Militar de São Paulo veio mostrar que o Estado de exceção não é um exagero ideológico.  Ele ficou escancarado, como se fosse preciso, na detenção e agressão desavergonhada contra jornalistas (em tese, a polícia teria mais pudores em agredir a imprensa, mas não).  Esse Estado de exceção faz, inclusive, com que as manifestações ganhem novo significado. E tudo isso tem a ver com a Copa do Mundo e com a Copa das Confederações, que começa neste fim de semana.
Porque a organização brasileira para estes megaeventos esportivos não é nada mais do que um catalisador deste processo de exclusão violenta que vem ocorrendo nas grandes cidades e sufocando as pessoas. E que vem sendo utilizada como pretexto para a limpeza social e para a implementação de várias medidas que devem ser chamadas pelo que são: autoritárias.
A tentativa de proibir o acarajé e as festas juninas foi uma brincadeira de criança. Há coisas muito mais graves avançando a passos largos em esferas oficiais. Deve ser votado até agosto deste ano um projeto de lei que pode tipificar ações de movimentos sociais como terrorismo – vinagre, então, será considerada arma química. Outra proposta em tramitação no Senado quer definir alguns tipos de crimes que não poderão ser cometidos especialmente durante o período da Copa, incluindo “limitações ao exercício do direito de greve”. Em Minas Gerais, a Justiça já proibiu a realização de dois sindicatos nestes dias de Copa das Confederações. Tudo para o país ficar pronto para a “Copa de todos”.
Por isso, não enxerga um palmo à frente do nariz quem continua achando que os manifestantes que estão aparecendo nas capitais brasileiras são vândalos sem nada melhor para fazer ou que estão simplesmente protestando pela redução na tarifa do transporte coletivo. As manifestações já não são mais – se é que um dia foram – só por causa da passagem. O que já foi chacota hoje é virtude: protesta-se contra tudo que aí está. Seja na Avenida Paulista, seja nas vilas removidas. Contra o aumento, contra remoções forçadas, contra a derrubada de árvores. As pessoas estão se manifestando, basicamente, pelo direito de viver na cidade. E quase sempre alheias aos partidos, que, assim como a parcela graúda da imprensa, não sabem o que acontece nem na própria rua.
Qualquer semelhança com o que ocorre em outras partes do mundo não é coincidência. A indignação, sobretudo da juventude, aumenta na proporção inversa da falência da política tradicional, que virou uma despachante de interesses privados incapaz de responder aos problemas da população. Há um sopro de primavera no Brasil. E até a Copa, tenham certeza, vai ser maior.
Publicado originalmente no Impedimento.org.
Fonte: BRASIL DE FATO 

3 - Em São Paulo, vinagre dá cadeia

Por Piero Locatelli em 14/06/2013 na edição 750
Reproduzido da CartaCapital, 14/6/2013; intertítulos do OI

 
Eu comprei uma garrafa de plástico de 750ml de vinagre por menos de dois reais nesta quinta-feira 13. Fui a um mercado no caminho para a manifestação contra o reajuste das passagens, que iria cobrir para o site da revista.
Explico o porquê.
Acompanhei o primeiro protesto de perto na semana anterior. Na avenida Paulista, tive contato com bombas de gás lacrimogêneo. No dia seguinte, pela manhã, tinha a impressão de que havia passado um ralador em meu nariz e em meus olhos.
No segundo protesto, na última sexta-feira (7/6), manifestantes que seguiam pacificamente foram recebidos com mais bombas na zona oeste da cidade. No meio do ato, uma pessoa só com os olhos de fora espirrou vinagre na minha camiseta, dizendo para eu respirar e me cuidar.
Foi quando descobri que o vinagre atenua os efeitos do gás lacrimogêneo. O exemplo da manifestante desconhecida me fez ser mais precavido desta vez. Nesta quinta-feira, desembarquei do ônibus em frente ao metrô Anhangabaú. Ao chegar, vi dois estudantes sendo presos. Perguntei ao policial o que eles portavam. Ele falou em “artefatos”, sem especificar. Os presos responderam que era vinagre.
Eu não sabia que o mesmo iria acontecer comigo logo em seguida. No viaduto do Chá, a caminho da Praça do Patriarca, para onde os estudantes haviam sido levados, me deparei com jovens sendo revistados. Liguei a câmera do celular para filmá-los, quando gravei o seguinte diálogo:
SD PM Leandro Silva: Tira a sua [mochila] também.
Piero: Eu sou jornalista, amigo. Você quer a minha identificação?
SD PM Leandro Silva: Não, não. Não precisa não.
Piero: Tem vinagre aqui dentro. Tem algum problema?
SD PM Leandro Silva: Tem. Vinagre tem.
Piero: Por quê?
SD PM Leandro Silva: Pode ir lá [ser revistado]
Em seguida, minha mochila foi aberta enquanto eu continuava filmando (como é possível ver no vídeo) e pedia para pessoas próximas fazerem o mesmo. Questionei algumas vezes qual lei, norma ou portaria proibiria o porte de vinagre, mas não obtive resposta.
Abuso de poder
No caminho, tive a oportunidade de ligar para uma amiga, também jornalista, que estava indo ao ato. Disse a ela que estava sendo levado à praça do Patriarca.
Em seguida, continuei gravando. Foi este meu último diálogo com os policiais antes de ser colocado contra a parede de uma loja fechada na praça:
SD PM Pondé: Tá gravando aí, irmão?
Piero: Tô. Sou jornalista, amigo.
Cap. PM. Toledo: Vinagre... Pode ficar ali com a mão para trás.
Piero: Como é que é? Eu estou sendo preso? É isso?
Cap. PM. Toledo: Pega e fica ali com a mão pra trás! Coloca a mão pra trás aí! Mão pra trás! Mão pra trás e pega a sua bolsa! Mão pra trás!
Fiquei com a cara colada contra a parede. Enquanto isso, meu gravador permaneceu ligado em meu bolso. Este é um dos diálogos captados:
Policial homem não identificado pela reportagem: Encosta na parede! (2x) Mão pra trás! Coloca a mão pra trás! Mão pra trás!
Mulher: Para de me agredir. (2x) Você é homem.
Policial homem não identificado pela reportagem: Cala a boca! (3x)
Mulher: Para de me agredir. Eu não fiz nada (3x)
Policial homem não identificado pela reportagem: Quer uma policial feminina pra te agredir? Tá com spray!
Mulher: Eu não tô com spray! (2x)
Homem (policial?): Cala a sua boca! (3x)
Na sequência, a mesma mulher detida fala baixo com uma colega:
Mulher detida 1: O que ele fez com você?
Mulher detida 2: Ele me bateu com o cassetete.
Mulher detida 1: Onde?
Mulher detida 2: Em tudo. Na minha barriga, nas minhas costas.
(...)
Mulher detida 2: Ele me bateu, ele me agrediu, eu não fiz nada. Eu tava respeitando ele (2x). Ele tem que me respeitar. Eu sou uma cidadã.
Mulher detida 1: Calma. Calma. Calma. Ele não vai te respeitar porque ele tá passando dos limites. Isso é abuso de poder. Calma.
Histórias distintas
Logo após ter sido colocado contra a parede, estive ao lado de um fotógrafo, conhecido de outras pautas. Ele percebeu os flashes na parede em que nos escorávamos, disse que havia fotógrafos atrás de nós.
Eu tentei virar para ver se havia conhecidos. Não via ninguém e era recebido com gritos de policiais que me mandavam olhar para frente novamente e “não arranjar problema”.
Na terceira vez que virei, vi ao longe outro colega. Gritei o nome dele e fui colocado novamente contra a parede. Esses jornalistas se comunicaram novamente comigo por duas vezes. Na primeira, gritaram para eu virar e tirar uma foto. Na segunda, que haviam conseguido um advogado para mim.
Fui jogado em um ônibus da Polícia. Tentei perguntar por que eu havia sido preso e para onde eu estava sendo levado. Mais uma vez, não obtive resposta.
Dentro do veículo, policiais diziam que, caso houvesse pedras, era para seguir dirigindo. As ruas eram abertas por batedores, algumas motos que seguiam à frente.
Ao meu lado estava uma menina, pré-vestibulanda, que me perguntou cochichando porque estavam tirando fotos de mim no ônibus. Eu expliquei que era jornalista e aqueles eram amigos. Ela disse que “ao menos eu ia poder escrever sobre o que aconteceu, os outros não poderiam fazer o mesmo”. Falei que estávamos presos pelo mesmo motivo.
O ônibus da polícia seguiu por um caminho longo até o 78º DP, nos Jardins. Fomos colocados em fila para a revista. Pedi para colocar a blusa e um policial negou, dizendo que dali a pouco ia “ficar quente”.
Em seguida, finalmente explicaram porque estávamos ali. A delegada dizia que não estávamos presos, estávamos “sob averiguação”. Eu não sei a diferença. Tinham me levado para um departamento policial à força e não me diziam o motivo. Os meus documentos tinham sido retidos pela polícia.
Iriam fazer um Boletim de Ocorrência para todos os presentes. Segundo disseram os policiais, todos os outros (cerca de quarenta pessoas, nas minhas contas) haviam sido levados por conta do vinagre. A exceção era um que havia sido pego com entorpecentes.
Uma vez dentro da Polícia Civil, fui bem tratado. Vários policiais me perguntavam o que eu estava fazendo com um vinagre na mão. Eu tentava explicar e eles, incrédulos, não sabiam que o problema era justamente uma garrafa de vinagre. Cerca de duas horas após ser detido, fui liberado com a chegada de advogados. Deixaram que eu levasse o vinagre.
O fato de eu ser jornalista amenizou os problemas causados pela ação da polícia. A delegada chegou a me perguntar por que eu não havia me identificado como jornalista à Polícia Civil. A minha redação me disponibilizou um advogado e tentou contatar quem fosse possível. Meus amigos e outros colegas foram solícitos, mostrando o meu caso em redes sociais. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) fez um comunicado falando da minha prisão, que foi reproduzido pelos maiores veículos do País.
Sou grato a todos eles por terem me ajudado. Só lamento que as histórias de todos os outros não tiveram a mesma conclusão. Ir e vir com garrafas de vinagre deveria ser um direito de todo cidadão.

Fonte; OBSERVATORIODAIMPRENSA

E então, leitor, gostou ?

Estamos assistindo manifestações que revelam o descontentamento da população com as políticas neoliberias dos governos.

Não está em questão se são governos de esquerda ou de direita, do PT ou do PSDB, mas sim sobre um modelo que escancara seu esgotamento pelo mundo.

As privatizações do Maraca e do Pacaembu, alardeadas pelos decibéis idiotas de Galvão Bueno e Globo como sendo parte de um processo civilizatório, se revelam exatamente o contrário.

Como bem descrito no artigo 2 acima, estamos assitindo um processo de higienização e exclusão de uma grande parcela da população, independente das ações do governo federal com programas para redução da pobreza e da miséria.

Programas, aliás, que tem adiado a entrada do Brasil no cenário dos grandes movimentos occupy e de primavera que varrem o mundo.

Nesses dez anos de governo do PT, as políticas e programas conseguiram reduzir, em parte, os profundos estragos causados pelos governos do PSDB na década de 1990, entretanto não alteraram a essência da lógica neoliberal, o que agora, também por aqui na América Latina, revela seu esgotamento.

Os manifestantes  de São Paulo, Rio e Porto Alegre, sentem-se alijados de suas próprias cidades, já que os espaços públicos e serviços essencias à população estão cada vez mais dominados por uma lógica de lucro.

O corte de uma árvore que desencadeou inúmeros protestos foi apenas a gota d'água.

Derrubam-se árvores diariamente por todos os lados, todos os dias, todos os anos.

O estado enquanto um balcão de negócios distante do povo e a democracia representativa não servem mais.

O que está nas ruas do país pode ser o início de um grito por mudanças, mas não mudanças superficiais, mudanças estruturais e de fundo.

E aí surge o papel da imprensa , na cobertura das manifestações.

Sabidamente contrária aos governos do PT, a grande imprensa , fez, faz e fará de tudo que estiver a seu alcance para desvirtuar os fatos, desinformar, omitir, e , ainda mais, incitar conflitos que possam desestabilizar o governo federal.

Não será com o retorno dos ardiptecus ramidus do PSDB e da oposição, como deseja  a imprensa que trabalha para desvirtuar os fatos,  que  as mudanças que a população deseja virão.

Pelo contrário, o retorno da oposição ao poder irá aprofundar ainda mais as tensões existentes na sociedade, aumentando toda forma de violência contra a população, seja através da adoção radicalizada do modelo economico vigente, seja atrávés da violência policial, seja através da contenção da democracia.

Como bem citou Leblon, ontem em artigo em CARTA MAIOR, a solução é mais e mais democracia , o que vai de encontro ao desejo dos manifestantes.

Para isso o governo do PT deve entender a hora, se aproximar do povo, romper com a lógia neoliberal e redirecionar a roda da História.

Caso contrário, oportunistas de plantão podem cooptar as insatisfações legítimas da população e, mesmo através da farsa democrática vigente,  levar o país para anos de retrocesso.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Irresponsabilidades

Jussara Pimenta: “Agradecemos muito à Uerj pela colaboração”

publicado em 12 de junho de 2013 às 10:33
por Jussara Pimenta, via Facebook
Como é que é? Colaboração? Como assim? Não estão pagando nada à UERJ? Ganham rios de dinheiro com a Copa das Confederações e não vai um centavo para a universidade?????? Deviam estar era pagando pela utilização do espaço PÚBLICO.
Do site do SporTV, reprodução parcial:
- O canal mais do que nunca merece o nome de “Canal Campeão”. É a abertura oficial da cobertura na Copa das Confederações e a inauguração do nosso estúdio envidraçado. Agradecemos muito à Uerj pela colaboração. Ter o Maracanã como nosso cenário, em um momento em que a Copa das Confederações se aproxima no Brasil, torna o programa muito especial – disse o apresentador do programa, Galvão Bueno.
Programa Bem, Amigos (Foto: José Geraldo/SporTV.com)
Foto: José Geraldo/SporTV.com
O cenário que abrigou o “Bem, Amigos!” nesta segunda-feira será palco também de um novo programa diário do Canal Campeão, o “Seleção SporTV”, com todos os detalhes da competição que promete mexer com o torcedor brasileiro. Por falar no cenário, ele levou cerca de dez dias para ficar pronto, mas o estúdio na Uerj começou a ser montado há um mês, e que foi colocado na cobertura de um dos prédios através de um guindaste. O departamento de projetos especiais do SporTV garimpou o entorno do estádio para encontrar o melhor local.
PS do Viomundo: Sempre estranhamos isso. Em Nova York qualquer gravação em espaço público resulta no pagamento de valor determinado à Prefeitura. O usuário arca também com os custos da hora extra de policiais, limpeza, prejuízo a lojistas, etc. Sendo a Uerj pública, deveria receber da Globo.

Não sei exatamente onde foi colocado o estúdio para que Galvão e seus comentaristas possam dizer suas bobagens.

Entretanto, dependendo do lugar, o estúdio pode afetar os equipamentos, com interferências indevidas, dos laboratórios de biologia e química.

Apenas para ter o maracanã ao fundo ,a UERJ não poderia permitir a instalação do estúdio em local que pudesse causar danos nos equipamentos da universidade.

Doido Varrido



Paes deveria ter mais cuidado ao falar sobre suicídio



 

Conselho foi dado ao prefeito por médico psiquiatra  


Jornal do BrasilCaio Lima*



Por trabalhar em cargo público, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), deveria tomar mais cuidado ao afirmar que, se o Brasil perder a final da Copa do Mundo do ano que vem para a seleção argentina, ele se mataria. O alerta foi feito pelo professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Egídio Nardi, especialista em psiquiatria.
Paes fez a afirmação em entrevista ao jornal britânico The Guardian e que teve grande repercussão no Brasil.  De acordo com Nardi, pessoas públicas devem ser mais cuidadosas ao falar sobre atos suicidas: “É um problema que afeta muita gente e as famílias que tiveram parentes que se suicidaram, ou tentaram, sabem o trauma que é e as dificuldades que passaram. Não existe ameaça que não deva ser levada a sério, e suicídio deve ser sempre levado a sério”.
Segundo o psiquiatra, independente da declaração do prefeito, “o suicídio atinge um número enorme de pessoas e há muito mais mortes por suicídio do que por acidentes”.
Nas contas de outro psiquiatra, José Manoel Bertolote, autor do livro “O Suicídio e sua Prevenção”, houve aumento dos casos de suicídio entre os jovens no Brasil. De acordo com o livro de Bertolote, entre adolescentes e jovens a taxa desse tipo de morte aumentou pelo menos 30% nos últimos 25 anos.
Na opinião do professor da UFRJ, Dr. Nardi, no entanto, não há provas de que uma afirmação como a de Eduardo Paes possa induzir pessoas com menor grau de discernimento, como crianças, ao suicídio: “Quem pensa no ato suicida provavelmente tem transtorno mental, e pode pensar em praticar ato pela própria doença”.
Dr. Nardi ressalta ainda que os picos com maior incidência de suicídio são entre os adolescentes, adultos jovens e terceira idade.
*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil

Há algo de estranho, muito estranho, no comando da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

O  prefeito vem a público dizendo que irá cometer suicídio.

O mesmo prefeito que dias atrás agrediu com socos um manifestante que o agredia com palavras.

Tal declaração, totalmente desequilibrada, mereceu o justo comentário de um profissional que cuida da saúde mental das pessoas.

Aliás, antes do atual prefeito boxeador suicida, a cidade do Rio de Janeiro teve como prefeito Cesar Maia, que constantemente protagonizava cenas de total distanciamento da realidade, como por exemplo, a insistência com o balconista em querer comprar sorvetes em açougue estando vestido com casaco pesado em dia com um calor de 40 graus Celsius.

Em certa ocasião chegou a afirmar que gostava quando o chamavam de maluco, pois os prefeitos anteriores, segundo Cesar, eram chamados de bêbados e bichas pela população e, assim sendo, maluco não era algo tão ruim. 

Cesar foi o mentor de muitos políticos durante suas passagens pela prefeitura do Rio, tendo banhado em seu caldo, inclusive, o atual prefeito.

Talvez tenhamos aí uma explicação para os surtos do atual prefeito.

Aguardemos o próximo surto.

Passarinhos Obscuros

 'MENSALÃO' TORTUROU A REALIDADE PARA EXTRAIR A 'PROVA' DO CRIME 
 Maria Inês Nassif 

Para justificar a denúncia de que o chamado Mensalão foi um
esquema do PT para comprar apoio de outros partidos no Congresso, para assuntos de interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, partiu da tese de que o dinheiro do Fundo de Incentivo Visanet (FIV), que era usado pelo BB para promover a marca Ourocard e o uso dos cartões de débito Eléctron, financiou este esquema. Fazia as campanhas para o Banco do Brasil a agência de publicidade DNA, do empresário Marcos Valério, por força de uma licitação que datava do ano 2000. O então procurador-geral, Fernando de Souza, incluiu apenas o nome do diretor de Marketing do BB, Henrique Pizzolato, ligado ao PT, na denúncia apresentada ao STF e excluiu os outros três executivos da mesma área. Um deles era Claudio Vasconcelos. Se fosse aceita a tese de coautoria, os quatro teriam que ser denunciados - e, neste caso, a narrativa do 'mensalão' enfrentaria um grande complicador: três deles, os excluídos, estavam no BB antes do governo Lula, nomeados na gestão Fernando Henrique Cardoso. Pior, os procedimentos contábeis  considerados irregulares, reiterados pela denúncia de Souza ao STF, datavam de 2001, dois anos antes de Pizzolato assumir a direção de Marketing do banco.

(Leia a íntegra da quarta reportagem de Maria Inês Nassif, que desmonta a narrativa criada para sustentar o processo do chamado ‘mensalão em CARTA MAIOR)
(Carta Maior;4ª feira, 12/06/2013)



Ponto fora da curva


Celso Antonio Bandeira de Mello



Celso Antonio Bandeira de Mello
Celso Antonio Bandeira de Mello
Não houve até agora, nem parece que possa haver, uma crítica mais sintética, mais precisa e mais equilibrada do que esta. É pelo menos, a interpretação que dou ao comentário do Ministro. Creio, de todo modo, que ali se resumiu modelarmente o pensamento das pessoas especializadas em Direito. O que delas se escuta, na maior parte das vezes à boca pequena, porque os que militam nesta área compreensivelmente não desejam se indispor com os membros do Tribunal mais alto do País, é que se sentem escandalizados com a forma como foi conduzido o julgamento, com o desprezo em relação ao princípio da inocência até prova em contrário, com a aceitação da responsabilidade objetiva sem apoio em prova alguma e com a escandalosa desproporção das penas aplicadas em comparação com as que são impostas no País inclusive para crimes hediondos.
O fato da Grande Imprensa estar eufórica com o que ocorreu, não é de surpreender, até porque ela teve, como tudo indica, um papel preponderante no encaminhamento destes resultados. Resta agora esperar que a opinião otimista do Ministro Barroso sobre o possível caráter singular e episódico do ocorrido seja verdadeira para que o País não enverede pelo obscurantismo.
Celso Antônio Bandeira de Mello é professor emérito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Jornal do Brasil, quarta-feira, 12.06.2013


O julgamento do "mensalão", com todo o repertório de "provas" associado ao espetáculo midiático, foi a maior farsa da história do país.

Aquele que a imprensa apresentava como o maior julgamento da história, revela-se não o maior, muito menos o menor, em hipótese alguma o mais importante, mas o mais criminoso e vergonhoso para a jovem democracia brasileira.

Independente das sucessivas trocas de gravatas pelos membros da alta corte, o que deve ter  causado arrepios nos profissionais das tv's com função de continuístas , o  julgamento foi uma mini série, uma novela, cuidadosamente apresentada como tal pelas emissoras de tv e pela grande imprensa com início, meio e fim bem definidos préviamente, onde o governo bem sucedido e democrático do PT e muitos quadros do partido seriam condenados.

Com uma cobertura midiática que tinha por objetivo sufocar o público, através da repetição ad nauseun de palavras chaves e conceitos que tinham sempre por objetivo apresentar os réus como criminosos, a imprensa , mais uma vez, atropelou a democracia, torturou a realidade e impôs, com o auxílio da suprema corte, sua agenda política para golpear e até mesmo derubar  um governo legítimo e democrático.

Para tanto toda a história do "mensalão" assim como sua narrativa foi cuidadosamente construída para atingir os fins previamente desejados e estabelecidos .

Fatos foram ignorados para que "provas supostamente irrefutáveis" fossem  apresentadas .

O distanciamento no tempo, mesmo que ainda bem próximo das inúmeras cenas de magistrados em discursos , sempre é um fator decisivo para que a verdade seja reestabelecida. 

Contribui para isso a violenta e massiva cobertura midiática que uma vez encerrada, mesmo que poucos dias após pois o barulho foi intenso, possibilita às pessoas o reestabelecimento da razão e a compreensão precisa e exata dos acontecimento, já que reflexões críticas e análises surgem de forma civilizada e esclarecedora.

Entretanto, um fato de extrema gravidade pode ser notado no noticiário.

Na grande imprensa, principalmente,  o globo, folha de SP, estado de SP, revistas veja, época , isto É , nas emissoras de tv, globo, bandeirantes, rede tv, record, sbt  e na maioria das emissoras de rádio como ou sem o dna dos veículos impressos e de tv, nada sobre as fraudes no processo do julgamento é apresentado e menos ainda debatido.

Quando o assunto é citado , nem de longe se assemelha ao tom , a eloquência  e também ao tempo disponível,  dedicado por essa imprensa quando do julgamento .

Pior do que isso  foi ainda a matéria  de capa da revista veja, da última semana, em uma tentativa de corroborar a farsa do julgamento  ao apresentar um dos condenados em uma matéria que a própria revista acenou não ser verdadeira.

Talvez a crescente repercussão na sociedade sobre a farsa tenha justificado a matéria de capa de veja.

Em suma, a sociedade que durante semanas, diariamente, foi metralhada com "informações" sobre o julgamento, hoje, se vê orfã das informações que apontam para a verdade dos fatos. 

Para uma parcela da população mais atenta aos desdobramentos do julgamento, fica a nítida impressão de  que a grande imprensa cumpriu o seu papel e dá como encerrado o julgamento, mesmo que a realidade aponta o contrário.

Em um passado que começa a ficar distante, porém em nada resolvido, um ministro do estado brasileiro, em uma reunião com o presidente e todos os demais ministros, assim se referiu quanto a decisão que deveria ser tomada e que naquele momento estava sendo discutida:

" às favas com a democracia, com os direitos e com a verdade"

O julgamento do mensalão é o obscurantismo mostrando sua face.
 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Imprensa. Um doente Terminal

Tranco de 2013 é repeteco do ‘choque do petróleo’

Por Alberto Dines em 11/06/2013 na edição 750
A equação jornal-papel produziu avanços extraordinários ao longo dos quatro séculos de história comum. Começou a azedar há cerca de quarenta anos, em 6 de outubro de 1973, com o quarto confronto árabe-israelense, conhecido como “Guerra do Yon Kippur”.
Antes mesmo do cessar-fogo, os países produtores de petróleo reunidos na OPEP aumentaram drasticamente o preço do barril – de 3 dólares pulou para 30. Era o “choque do petróleo” que arruinou a economia mundial e produziu a recessão de 1974.
A imprensa foi uma de suas vítimas, sobretudo nos países condenados a importar o papel-jornal de fontes distantes. Caso do Brasil: nossa produção era ínfima, o insumo vinha majoritariamente da América do Norte (EUA e Canadá), países escandinavos (Noruega, Suécia e Finlândia) e alguma coisa do Chile.
O fantasma, como sempre, veio acompanhado de um pacote alternativo com maravilhosas promessas: a TV, a mídia do futuro, tornava-se imbatível, universal. Acessível inclusive a analfabetos, formidável ferramenta de inclusão social, capaz de popularizar desumanas ditaduras.
Transmitida em sedutoras cores graças aos satélites e câmeras portáteis, transistorizadas, cobria os acontecimentos quase instantaneamente e os levava, com pequeno custo, à sala de jantar dos espectadores.
Todos os jornais – inclusive vespertinos do dia – passaram a ser de véspera. A TV era o aqui, agora. O escândalo de Watergate estourara na mídia impressa em junho de 1972, mas empolgava nos telejornais em horário nobre das redes de americanas.
Jornalismo maiúsculo
A mídia não tratava da mídia, sobretudo porque o assunto era tabu para os censores e a indústria ainda não estava organizada corporativamente: no Rio de Janeiro, funcionava um precário sindicato empresarial comandado pelo deputado Chagas Freitas (dono da próspera empresa que editava O Dia e A Notícia) encarregado de manter a interlocução entre Roberto Marinho de O Globo e Nascimento Brito, do Jornal do Brasil, que não se falavam. Este e os Mesquita mantinham intenso contato. A Folha de S.Paulo ainda não contava.
A direção do JB reagiu prontamente ao choque: determinou ao editor-chefe que estudasse um corte imediato no número de páginas, diminuição no tamanho das matérias (os jornais ainda não estavam cadernizados como agora) e a suspensão de novas contratações.
Perspectivas sombrias. Nas reuniões com o comando da empresa, o editor-chefe tentou demonstrar que seria mais racional e estratégico aumentar o preço do exemplar e das assinaturas do que desfigurar um jornal que se impunha nacionalmente justamente pelo conteúdo. O leitor do Jornal do Brasil – argumentava – tinha poder aquisitivo, suportaria um aumento. O consumidor sabe o que é bom, não se importa em pagar por isso. Além disso, uma imprensa de qualidade, inteligente, adulta, seria capaz de apressar a redemocratização do país.
O problema era O Globo: geralmente os dois concorrentes – devidamente conectados por meio de Chagas Freitas – faziam os reajustes simultaneamente. E se o jornal dos Marinho – cuja rede de TV crescia em penetração e faturamento publicitário – resolvesse não acompanhar o Jornal do Brasil no aumento do preço de capa ?
Enquanto corriam avaliações e negociações, o editor-chefe do JB escreveu um artigo para a edição de dezembro do Caderno de Jornalismo e Comunicação. O título: “A crise do papel e o papel do jornal”. Pretendia ser uma convocação para a preservação do jornalismo impresso e dos valores culturais que encarnava. O editor-chefe foi demitido (por outras razões, a justificativa oficial foi “indisciplina”), a revista deixou de circular, o texto foi perdido. A ideia central converteu-se no livro O papel do jornal.
O choque do petróleo foi absorvido, o jornalismo impresso saiu incólume e manteve a sua hegemonia intocável por outras três décadas graças à bravura de publishers forjados na tradição do jornalismo dito “romântico” (na verdade, jornalismo sem qualquer qualificativo), infelizmente substituídos pelos “executivos” capazes de comandar qualquer empresa – da fábrica de salsichas a supermercados e bancos.
Cortes na carne
A partir do início de abril de 2013, a equação jornal-papel ganhou novamente uma dramática entonação. No Brasil, ao contrário dos EUA, a ameaça não veio montada na internet. A justificativa para o banho de sangue nas principais redações foi a queda no faturamento publicitário orientado principalmente para a TV.
Pagando ainda o custo do endividamento estimulado durante o regime militar por Delfim Netto, ex-czar da economia, o Estado de S.Paulo foi obrigado a iniciar a série de sacrifícios promovendo violentos cortes no número de páginas e no seu quadro de jornalistas (ver, neste Observatório, “Quem matou o ‘Sabático’?”, “A montanha pariu um rato”, “Sem tempo para a leitura?”, “Cabeças de papel” e “Uma equação da crise”).
Os demais jornalões e revistões não perderam tempo: aproveitaram o enxugamento do rival para compactar suas edições e nivelar por baixo. Desistiram de concorrer: ao invés de investir em qualidade (como exige nas demais indústrias) a mídia preferiu desinvestir. Dois meses depois, a partir do dia 3 de junho, Folha de S.Paulo, Valor, Rede Record e Editora Abril também anunciaram fortes cortes de papel, cadernos e pessoal.
***
Perguntas que não se calam
Se a justificativa desse banho de sangue é efetivamente o direcionamento das verbas publicitárias para a TV, algumas questões precisam ser esclarecidas com urgência. Caso contrário a imprensa estará abdicando formalmente do seu papel de defensora do interesse público.
** Esta valorização da TV foi repentina?
** Os exageros da cadernização (que agora se pretende corrigir) não foram pressentidos quando os jornalões refizeram o seu visual a partir de outubro de 2004?
** Se a vilã no Brasil ainda não é a internet, por que razão vem sendo insistentemente apontada como a grande predadora da mídia impressa?
** Diminuído e constrangido por essa sucessão de agressões, como preservar intactas as vantagens competitivas do jornalismo impresso no momento em que as mídias digitais se converterem em real ameaça?
** Como explicar o desânimo e a inapetência das empresas jornalísticas “puras” (que não operam no ramo da TV) diante da suposta ameaça televisiva? Esqueceram suas vitórias anteriores (a partir de 1973)? Não percebem as limitações do meio televisivo como veículo de um jornalismo intensivo?
** As entidades corporativas da mídia impressa (ANJ e ANER) tentaram demonstrar aos anunciantes que o altíssimo custo de veiculação de um comercial associado à sua incapacidade para atingir públicos segmentados torna a televisão imprópria para uma vasta gama de produtos e serviços?
** As agências de publicidade não estão atentas às alterações do mercado, não perceberam que ao assistir passivamente à asfixia da mídia impressa também serão obrigadas a cortar e reduzir despesas?
** Considerando o caráter de vilã da mídia impressa, por que razão insistem os jornais em dar apoio maciço a atrações essencialmente televisivas – como telenovelas, reality shows, sitcoms, lutas marciais?
** Diante do fenômeno da imprensa popular nas principais cidades do país, por que razão não se procuram novos nichos para atender a um público que deseja ascender?
** Considerando a crescente preocupação dos leitores com questões locais (violência, educação, transporte) e a incapacidade dos jornalões em satisfazer essa demanda, por que não se investe mais na imprensa local e comunitária tal como sugere o megainvestidor Warren Buffet? O que é bom para os EUA deixou de ser bom para o Brasil?
** Se a educação de qualidade e a formação de quadros competentes tornou-se prioridade nacional, esse repentino esvaziamento da imprensa não representa uma ação em sentido contrário?


Pesquisa da CNT publicada hoje, 11.06.13, aponta a aprovação pessoal da Presidenta Dilma em estratosféricos 73,7%.

A última pesquisa, no ano passado, apontava a aprovação de 75,7%.

Uma variação de dois pontos percentuais, praticamente a margem de erro.

Mais ainda, essa variação acontece entre 73,7 % e 75,7% e não entre 7% e 9%, por  exemplo, que nesse caso seria uma variação expressiva.

O  sisudo Jornal Valor Econômico , como gosta de dizer o nobre observador, apresenta em sua versão online a seguinte manchete:

- " cai a aprovação pessoal da presidenta Dilma"

O exemplo acima não pretende responder as questões colocadas pelo observador em seu artigo de hoje, porém inclina todo e qualquer observador atento para a realidade náufraga dos grandes jornalões e revistões do país.

Em seu texto sobre o "tranco de 2013", em uma referência ao facão que corre solto nas redações dos jornais e revistas do país, o nobre observador não fez nenhuma referência a partidarização exacerbada dos grandes jornais e revistas,  a ponto do supostamente sisudo Valor Econômico, uma promiscuidade entre Folha de SP e Globo,manipular uma informação carregada de um caráter efêmero mutante, como são as pesquisas de opinião. 

O  jornal que se pretende ser o mais sério e confiável em seu nicho distorce uma notícia como essas , o que esperar do restante do papel disponível ?

Em uma passagem do artigo o nobre observador faz uma referência ao investimento , ou a falta desse, em qualidade pelos jornais.
E a credibilidade ?

Na análise histórica, o observador inicia sua trajetória com o conflito do Yon Kippur e a crise do petróleo da época, porém, de maneira imperdoável, ignora as grandes transformações ocorridas com o  jornalismo  a partir da década de 1990, quando a imprensa assumiu um novo papel na mediação dos assuntos de interesse, atuando, por vezes, como instituição inquisitorial em alguns casos.

Iniciava-se um perído onde toda e qualquer acusação tornava-se válida , para que depois fossem encontradas as verdades.

Independente se por papel ou pelas cores das telas de tv.

O papel da imprensa a partir de então mudava e deslocava-se , até mesmo de forma radical, na abordagem neutra e equilibrada dos fatos.

O nobre observador dirá que  esse comportamento da imprensa não é novidade a partir de 1990, porém, em muito se intensificou desde então.

Em paralelo a guinada do fazer  jornalismo emergia uma nova modalidade de produção de conteúdos com o surgimento da internete.

Independente de qualquer justificativa que se apresente, a internete, no mundo e também no Brasil,  diminuiu  a relevância dos jornalões  e revistões genéricos, transformandos-os em clippings anacrônicos e irrelevantes.

É fato que agora, às 12:57 de 11.06.13, os jornalões e revistas disponíveis nas bancas, podem ser considerados como ultrapassados, no que concerne aos fatos e notícias disponíveis nos meios digitais.

Cabe ressaltar que também os jornalões, agora, estão nos meios digitais disponibilizando novos conteúdos, como o exemplo do Valor Econômico.

É comum , na cultura dos jornalões em meio digital, disponibilizar notícias falsas e distorcidas por algum tempo, minutos, horas, para depois, então, redirecionar os fatos para uma abordagem menos predatória, isso até mesmo entre os chamados "sisudos" já que no meio digital as manchetes podem mudar a cada minuto, horas.

Em suma, para os grandes jornais e revistas genéricos que estão em vias de extinção, a internete é sub utilizada e vista como um campo de batalha , onde se pode manipular, distorcer e corrigir os fatos com uma maior agilidade.

Entretanto, com suas marcas associadas as suas origens impressas como negócio, a grande imprensa  também perde na sua participação na internete, tanto na credibilidade quanto no faturamento.

E eis que repentinamente surge, ou resurge a tv como a meca para salvação.

Obviamente esse movimento contraria todo  e qualquer movimento existente no país, que como bem citou o nobre observador  cresce em educação e consequentemente em análise crítica e qualidade.

Seria  de se esperar o mesmo movimento na imprensa, mas não é o que acontece.

No tocante ao papel, concordo com o nobre observador que os conteúdos específicos, de localidades, cidades, comunidades e mesmos áreas específicas do conhecimento, são o caminho natural para sobrevivência dos impressos.

O deslocamento para a televisão certamente  irá  aprofundar o que já existe na tv no tocante ao jornalismo, ou seja, a notícia enquanto entretenimento sem qualquer pretensão em informar, esclarecer e aprofundar os fatos de importância para a sociedade.

Na contramão ou de costas para o país a imprensa segue célere para seu destino final.
 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Mentira em Primeira Página

PAC 2 investiu 56,3% do previsto até 2014, diz governo

Agência Brasil
O ministério do Planejamento anunciou nesta segunda-feira que o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) investiu R$ 557,4 bilhões em infraestrutura logística, social e urbana até junho deste ano. Esse valor corresponde a 56,3% do total previsto até 2014.
Em termos de ação foram concluídas 54,9% do que era previsto até 2014, o que corresponde a R$ 388,7 bilhões, resultado 18,4% superior ao apresentado no último balanço de (R$ 328,2 bilhões).
No último balanço do PAC 2, no início do ano, o governo informou que 47,8% de R$ 1 trilhão previstos em investimentos para o período 2011-2014 já haviam sido feitos.
O programa de retomada de planejamento e execução de obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética é dividido em seis eixos: urbanização, fornecimento de água e eletrificação, moradia, transportes, energia e cidadania.
Fonte: Jornal do Brasil 

O jornal do Brasil reproduz uma informação do governo federal.

Hoje, no jornal o globo a matéria principal da primeira página apresenta em letras garrafais o seguinte :

" Governo investiu apenas 17% do PAC "

Globo, assim como toda a velha imprensa, produz seus próprios números e indicadores  sobre as obras de infraestrutura do país, além, claro, dos índices e indicadores da economia com um farto repertório de análises e exercícios de futurologia ao melhor estilo mãe Dinah.

A velha imprensa chegou a um estágio de "excelência"  em compilar e divulgar todos os índices e indicadores da economia do país.

Tal estágio , ao que parece pelas notícias, é bem melhor que o do próprio governo que vivencia e trabalha diariamente como esses dados.

Para conseguir esse "feito notável" a grande imprensa necessitaria de um efetivo de pessoal gigantesco e altamente qualificado.

Entretanto, a realidade atual da grande imprensa revela exatamente o contrário, já que os principais veículos de imprensa, em tamanho, é bom que se diga, vem sofrendo com queda de circulação de impressos, queda de audiência em telejornais e um grande número de demissões nas empresas do setor.