sábado, 15 de dezembro de 2012

Tv Globo. O Fim do Mundo É Aqui

TV  Globo.  O FIM do  MUNDO  É  AQUI

 

2012 – o fim do mundo

A importância da astronomia maia em face às crenças

Jornal do BrasilRonaldo Rogériio Mourão de Freitas

Nas selvas do Iucatã, no México, e nas regiões vizinhas da Guatemala e de Honduras encontram-se ruínas que, minuciosamente estudadas, vêm podendo comprovar o grande desenvolvimento intelectual, cultural, religioso e artístico dos maias. A origem da civilização maia permanece desconhecida, mas sabe-se que data de muitos séculos antes do advento do cristianismo; seu apogeu, no entanto, só foi alcançado entre os anos 250 e 1000 da nossa era.
Contudo, seus conhecimentos astronômicos, aritméticos e de cronologia talvez não sejam jamais conhecidos em toda a sua extensão, pois, em julho de 1562, vinte manuscritos - códigos - maias e cerca de 5 mil estelas com inscrições foram destruídos sob ordens de frei Diego de Landa. Mais tarde, na Espanha, ao escrever sua obra Relación de las cosas de Yucatan, Landa relatou que os sacerdotes maias eram peritos em astronomia, e que seus conhecimentos se transmitiam de geração em geração.
Atualmente, só se dispõe de três destes manuscritos para estudar e avaliar os conhecimentos desta civilização pré-colombiana: o Codex dresdensis, na Biblioteca de Dresden, na Alemanha; o Codex peresianus, na Biblioteca Nacional de Paris; e o Codex tro-cortesianus, no Museu Arqueológico de Madri. Estes documentos, habitualmente denominados Códigos de Dresden, Paris, e Madri, comprovam que o desenvolvimento dos maias em assuntos aritméticos e astronômicos era equivalente ou mesmo superior ao de outras civilizações ocidentais contemporâneas. Um dos bons exemplos disto é o fato de terem conhecido o conceito do zero muito antes da sua introdução na Europa.
Contudo, o estudo detalhado destes hieróglifos também ainda não se completou, já que a própria escrita maia não foi, até o momento, totalmente decifrada. Os progressos neste sentido referem-se, sobretudo aos glifos de significado astronômico ou cronológico, devendo-se este trabalho ao abade Brasseur de Bourgoug, que no século 19 encontrou a Relación, de Landa, e a partir dela conseguiu identificar os pictogramas dos dias e interpretar o seu tema de numeração.
Além deste trabalho específico, não se foi muito longe. O próprio Landa legou-nos um alfabeto maia com 29 símbolos. No entanto, houve malogro completo quando alguns especialistas bastante conceituados tentaram obter decifrações baseadas unicamente nos princípios fonéticos sugeridos por este alfabeto. Partiu-se então para a concepção de que a escrita maia seria ideográfica, com símbolos fonéticos nela encaixados. Nestas pesquisas destacou-se o soviético Yuri Knorosov, um estudioso da escrita hieroglífica dos egípcios. Seu ponto de partida foi o próprio alfabeto de Landa, e suas bica da língua maia. Além disto, há fortes suspeitas de que tivessem sido acrescentados complementos fonéticos aos ideogramas, com o objetivo de facilitar a sua leitura. O processo de decifração segue este caminho, mas a grande dificuldade encontrada tem sido a identificação destes complementos fonéticos.

Sistema numérico
No que se refere ao sistema numérico, os maias operavam somente com três símbolos: um ponto para representar o algarismo um, um traço horizontal para significar o algarismo cinco e uma concha estilizada para o zero. E, adotando o princípio da numeração posicional, eles chegaram ao que o historiador da ciência Otto Neugebauer classifica de "uma das mais férteis invenções da humanidade". Enquanto os romanos utilizavam o complexo sistema de números aditivos, os maias adotavam um sistema em que a posição de um símbolo numérico determinava o seu valor. Desta maneira, apenas três símbolos eram suficientes para expressar quaisquer números, por maiores que fossem.
Ao contrário do nosso sistema decimal, de origem hindu, os maias empregavam um sistema vigesimal em que os valores aumentavam de baixo para cima, em colunas verticais. Desse modo, um ponto no primeiro e mais baixo nível simbolizava o valor um; um ponto no nível superior, o valor vinte; aquele que ocupava uma posição acima desse último valor, quatrocentos; depois seguia-se o oito mil, etc. O vinte era representado por um ponto acima da concha estilizada, símbolo do zero.
O conceito do zero, tal como os maias o concebiam, só surgiu na Europa trazido pelo árabes e hindus muitos anos depois de já ser conhecido pelos sábios da América. Foi o célebre matemático indiano Bhâskara quem estabeleceu, no século 12, as regras do zero como sinônimo de nada, definindo-o como um número com o qual se poderia efetuar operações tais como a a+0= a ou ax0 = 0. Estas noções, ao que tudo indica, parecem ter sido também utilizadas pelos maias, que realizavam operações de soma, subtração e mesmo de multiplicação e divisão, embora ainda não tenham sido encontradas provas de utilização das duas últimas.

Concordância entre os calendários maia e o nosso calendário
O problema da concordância entre o nosso calendário e os calendários maia é conhecido como correlação. Este ajuste ou concordância é realizado por intermédio do dia do período juliano. Essa correlação é o valor da diferença entre a origem da longa contagem maia e a origem do período juliano. Se alguém conhecesse o valor dessa correlação, bastaria adicioná-la a conta longa para obter o dia juliano, para depois aplicar esta data no calendário de nossa escolha (calendário juliano ou calendário gregoriano).
Desde o início do século 20, muitos estudiosos (historiadores ou astrônomos) estudaram este problema e mais de 60 soluções foram propostas, quase todas muito dispersas (cerca de mil anos de intervalo entre as correlações extremas), o que é fator indicador das dificuldades do problema.
As primeiras pesquisas foram realizadas por historiadores. As correlações entre os calendários maias e o nosso calendário foram estabelecidas com base na concordância entre as datas do calendário juliano e o calendário ritual em uso na época da conquista espanhola. Depois de muitas divergências, os historiadores, desde meados do século 20, adotaram a chamada correlação GMT 584 283 (de Goodman-Martinez-Thompson). Se essa correlação se ajusta claramente às datas do calendário ritual do pós-clássico, apresenta discordâncias com as datas dos fenômenos astronômicos registrados nas tábuas astronômicas do Códex Dresde – o mais antigo dos quatros Códex maia conhecido até hoje. Os astrônomos também propuseram soluções baseadas na interpretação de tábuas do códice e datas das estações gravadas nas estelas (Copán, Quirigua e Piedras Negras). Mas, novamente, várias soluções têm sido desenvolvidas com base nestas suposições. O problema da interpretação das datas do códice é complexo.
Em 1996, V. Böhm e B. Böhm, na suposição de que as primeiras datas de início nas tábuas eram datas de observações e usando um método estatístico, levando a quatro valores possíveis para a correlação (438.906, 530.584, 600.070 e 622.261). Entre esses quatro valores, apenas o último, a correlação 622 261, permite recuperar as máximas elongações de Mercúrio. Doze anos depois, o mesmo estudo foi repetido utilizando um método estatístico mais rigoroso e novas datas para outros fenômenos astronômicos (conjunções planetárias).
A correlação 622 261 foi confirmada, com explicações convincentes, baseada no salto 17 dias do ano, emitidas para apontar as concordâncias da época do bispo espanhol Diego de Landa (1524-1579), que ordenou a destruição de vários Códex maia, em 1562. No entanto, esta nova correlação ainda não convenceu os historiadores, e eles continuam a usar a correlação GMT, que se impôs ao longo dos anos.

As profecias maias
Por que o fim do mundo vai ocorrer, precisamente, em 2012? Se você acredita nos livros, nos sites, nos documentários, etc, que tratam do assunto, é bom saber que esta data foi estabelecida pelo calendário maia. Só que essa civilização não profetizou o dia 21 de dezembro de 2012. Esta data é resultado de uma convenção usada para contar a passagem do tempo. Acontece que, no calendário amerindo (denominado longo), esta data é escrita em algoritmos redondos: 13.00.0.0. Os maias não usavam o sistema de numeração decimal como usamos, mas uma numeração com uma base 20. O último dígito se refere aos dias (kin); o penúltimo aos "meses" de 20 dias (uinal), o terceiro dos "anos" de 18 meses de 20 dias ou 360 dias (haab); a segunda duração de 20 vezes 360, ou seja, 7.200 dias (katun) e, finalmente, o primeiro de 20 X 20 X 360 = 144.000 dias (baktun). A passagem a partir da data 12.19.19.17.19 para 13.0.0.0.0 seguinte é digitalmente marcante, tanto quanto a passagem de 999 anos para o ano de 1000 em nosso calendário. Esta transição é natural e não profética.
Por que este o ponto de inflexão vai cair em 21 de dezembro de 2012? Se o calendário maia estabelece uma duração (144 000 X 13 = 1 872 mil dias, ou cerca, de 5125 anos), é necessário conhecer a origem e saber o que é a data da 13.0.00.0. O astrônomo francês Patrick Rocher, do IMCCE (Instituto de Mecânica Celeste e Cálculo de Efemérides), encontrou mais de 14 hipóteses sobre a origem, fazendo as flutuações do fim do ciclo de vários dias, sendo 21 de dezembro de 2012 apenas um deles.
Essas suposições são baseadas em interpretações dos poucos documentos maias que mencionam eventos astronômicos, como fases da Lua, e local em sua programação. Algum consenso, no entanto, defende uma origem a 3114 a.C. e, em seguida, um "fim" em 21 de dezembro de 2012. A data de fundação permanece remota surpreendente, porque nem astrônomos nem historiadores podem associá-lo como um marco.
* Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo, é autor do livro 'Astronomia e budismo'. - mourao@ronaldomourao.com



O FIM DE MUNDO NA GLOBO

Um belo e esclarecedor artigo de quem é qualificado para falar sobre o assunto.
Durante dias, messes, e atualmente horas, os meios de comunicação vem explorando o assunto do calendário Maia com o objetivo de não informar nada e ainda vender fantasias sobre profeciais que eles mesmos, os meios de comunicação, criam para enganar os incautos.
 Recentemente no Programa de Xuxa, sim, ela ainda tem programa,apesar do Pica Pau, "especialistas" debatiam o assunto, com expressões de preocupação, prevendo um cataclisma mundial. Toda essa onda de desinformação e apelação para profecias, se já não fosse comum em finais de ano, esse ano ganha contornos apocalípticos por conta de uma suposta data final atribuída ao calendário dos Mais.
 Na televisão, historicamente não se sabe nada, ou se sabe nada de muito, e tratar de assunto sério, profundo e complexo, que nem mesmos os historiadores e especialistas do assunto apodem afirmar com certeza, só poderia resultar e acabar em programas de Xuxa. É lamentável a escalada de mediocridade na tv brasileira.
 Nas bancas de jornais são várias as publicações, principalemnete das editoras globo e abril, que abordam o assunto como mais uma historinha de profecias de final de ano e, claro, apelando para o medo e a ignorância.
 A cultura Maiia, riquíssima, complexa e altamente evoluída ainda é motivo de estudo e muitas questões sobre essa civilização ainda permanecem em aberto, o que requer uma atitude de precaução para quaisquer observações a respeito, Infelizmente, em um ambiente midiático onde somente, e tão somente , o lucro é a mola mestre dos "conteúdos", informações desprovidas de quaisquer conteúdos e alucinatórias são veiculadas diariamente em ritmo de festa.
Aliás , na tv globo, que todos os anos tem o mesmo e enfadonho especial de fim de ano, talvez este ano tenha o especial de fim de mundo, pela repetição da atração já pelo final dos tempos, e pelo final do mundo.
Esperamos que de fato seja , agora em dezembro, o final dos tempos, e do mundo, mas do mundo da imbecilidade , e da ignorância, da carectice e da mediocridade, dando lugar a um mundo novo rico em conteúdos, inteligência e qualidade. " Jesus Cristo eu estou aqui "... " quando eu estou aqui , vivendo esse momento lindo"...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um Bom Roteiro

Um Bom Roteiro

 

Glória Perez chama Guilherme de Pádua de 'michê vagabundo'

E se ele fosse ator ?


Portal Terra

A autora Glória Perez comentou no Twitter a entrevista do ator Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato da filha dela, a atriz Daniella Perez, ocorrido em 1992, veiculada neste domingo no programa Domingo Espetacular, da Rede Record. A escritora postou uma foto da filha morta argumentando que, antes do crime, Daniella levou um soco no rosto. 
"Quem quiser saber porque esse michê vagabundo foi condenado, aqui está o processo", escreveu, disponibilizando um link para um site pessoal, que ficou fora do ar logo depois.
"Esse FDP pq estava sendo reduzido na novela vingou-se: emboscou Daniela, desacordou com um soco, deu 18 estocadas e foi abraçar nossa família", postou a escritora. Na entrevista, Guilherme assumiu que participou do crime, mas afirmou que os golpes de tesoura que ocasionaram a morte de Daniella foram dados por Paula Thomaz, sua mulher na época.
Segundo o ator, Paula golpeou a atriz, já desacordada, com uma tesoura para criar um falso álibi. "Eu perguntei por que ela tinha feito, e ela disse: 'Isso é para eles pensarem que foi algum fã maluco, porque fãs malucos fazem isso'", contou. Ambos foram condenados a 18 anos de reclusão pelo assassinato. A pena já foi cumprida.
A autora da atual novela das 21h Salve Jorge, da TV Globo, também retuitou mensagens de vários internautas que criticaram a Rede Record por exibir a entrevista. "A Record tá com raiva pq tá perdendo audiência pra novela da @gloriafperez agora querendo 'atacar' ela... vergonha hein Rede Record!", diz uma das mensagens, disponibilizada pela autora para todos os seus seguidores no microblog. "Revoltada com essa emissora ser tão cruel", escreveu outra internauta.
Na entrevista, o jornalista Marcelo Rezende perguntou o que Guilherme falaria para Glória Perez. "É tanta coisa, não sei, não sei. Eu pediria perdão só. Não tem como fazer nada por ela, eu não tenho esse poder. Eu sou a pessoa que fez mal a ela", respondeu o ator. Ele também disse que a primeira ligação que recebeu após o crime foi de um amigo, depois foi da autora, perguntando se ele sabia de algo. "Eu nunca encontrei a Glória (depois do crime), jamais encontrei", disse.


Não vejo problema algum a TV Record apresentar entrevista sobre um caso que chocou o país. Os assassinos foram detidos, julgados, condenados, presos e cumpriram pena. 
Muitos filmes e novelas, de sucesso, basearam-se em histórias reais com esta envolvendo o casal Pádua e a filha da escritora Gória Perez. É compreensível a dor , ainda hoje, da mãe que teve sua filha brutalmente assassinada , daí os xingamentos  proferidos pela escritora. Entretanto, cabe lembrar, que por ocasião do crime, o assunto despertou muitos comentários, nem sempre assimiladas e repercutidos pela emissora de tv, no caso tv globo, sobre outras implicações da tragédia. 
É prática na emissora a contratação de profissionais, para a área de teledramturgia , sem nenhuma formação profissional para a função.  A emissora aposta em rostos e corpos bonitos, baratos e descartáveis, não priorizando a formação e com isso garantindo lucro fácil. 
Ocorre que em novelas , o produto dos "atores" é a emoção, e não corpos e rostos. Trabalhando diariamente com diferentes emoções em função dos personagenes, a função de ator requer uma formação específica. 
São comuns os relatos de atores experientes, formados e consagrados, que necessitaram até mesmo de auxílo psicoterapêutico para que conseguissem se livrar de seus personagens, tamano o envolvimento adquirido. 
O ator, junto com a mulher, mergulharam em um grande surto psicótico levando a morte da atriz , filha da escritora. Cabe lembrar que tanto o ator e a atriz  assassinada estavam envolvidos, como personagens, em uma trama em uma novela da tv globo por ocasião do asaassinato. 
Nada disso que escrevi exclui a culpa do ator  como autor dos crimes, porém não se pode encobrir outros aspectos que se tivessem um tratamento profissional, sério e competente, por parte da tv globo, minimizariam a ocorrência de crimes como este. 
O assunto abre possibilidades para um roteiro sobre filme, ou mesmo novela, onde profissionais sem qualificação, emissora de tv buscando lucro fácil e rápido, pessoas em surto psicótico e até garotos de programa, envolvidos em uma produção para televisão termina em morte de um dos envolvidos, com toda a espetacularização presente na mídia e também toda a omissão de outros aspectos que contribuiram para o crime.
 Uma novela sobre a verdade de uma trágica novela.

Niemeyer. Orgulho do Brasil

*) Publicado originalmente no blog de Leonardo Boff.

Com a morte de Oscar Niemeyer aos 104 anos de idade ouviram-se vozes do mundo inteiro cheias de admiração, respeito e reverência face a sua obra genial, absolutamente inovadora e inspiradora de novas formas de leveza, simplicidade e elegância na arquitetura. Oscar Niemeyer foi e é uma pessoa que o Brasil e a humanidade podem se orgulhar.

E o fazemos por duas razões principais: a primeira, porque Oscar humildemente nunca considerou a arquitetura a coisa principal da vida; ela pertence ao campo da fantasia, da invenção e do lúdico. Para ele era um jogo das formas, jogado com a seriedade com que as crianças jogam.

A segunda, para Oscar, o principal era a vida. Ela é apenas um sopro, passageira e contraditória. Feliz para alguns mas para as grandes maiorias cruel e sem piedade. Por isso, a vida impõe uma tarefa que ele assumiu com coragem e com sérios riscos pessoais: a da transformação. E para transformar a vida e torná-la menos perversa, dizia, devemos nos dar as mãos, sermos solidários uns para com os outros, criarmos laços de afeto e de amorosidade entre todos. Numa palavra, nós humanos devemos aprender a nos tratar humanamente, sem considerar as classes, a cor da pele e o nível de sua instrução.

Isso foi que alimentou de sentido e de esperança a vida desse gênio brasileiro. Por aí se entende que escolheu o comunismo como a forma e o caminho para dar corpo a este sonho, pois, o comunismo, em seu ideário generoso, sempre se propôs a transformação social a partir das vítimas e dos mais invisíveis. Oscar Niemeyer foi um fiel militante comunista.

Mas seu comunismo era singular: no meu modo de ver, próximo dos cristãos originários pois era um comunismo ético, humanitário, solidário, doce, jocoso, alegre e leve. Foi fiel a esse sonho a vida inteira, para além de todos os avatares passados pelas várias formas de socialismo e de marxismo.

Na medida em que pudemos observar, a grande maioria da opinião pública mundial, foi unânime na celebração de sua arte e do significado humanista de sua vida. Curiosamente a revista VEJA de domingo, dedica-lhe 10 belas páginas. Outra coisa, porém, é a revista VEJA online de 7 de dezembro com um artigo do blog do jornalista Reinado Azevedo que a revista abriga.

Ele foi a voz destoante e de reles mau gosto. Até agora a VEJA não se distanciou daquele conteúdo, totalmente, contraditório àquele da edição impressa de domingo. Entende-se porque a ideologia de um é a ideologia do outro. Pouco importa que o jornalista Azevedo, de forma confusa, face às críticas vindas de todos os lados, procure se explicar. Ora se identifica com a revista, ora se distancia, mas finalmente seu blog é por ela publicado.

Notoriamente, VEJA se compraz em desfazer as figuras que melhor mostram nossa cultura e que mais penetraram na alma do povo brasileiro. Essa revista parece se envergonhar do Brasil, porque gostaria que ele fosse aquilo que não é e não quer ser: um xerox distorcido da cultura norte-americana. Ela dá a impressão de não amar os brasileiros, ao contrário expõe ao ridículo o que eles são e o que criam. Já o titulo da matéria referente a Oscar Niemeyer da autoria de Azevedo, revela seu caráter viciado e malevolente: ”Para instruir a canalha ignorante. O gênio e o idiota em imagens”. Seu texto piora mais ainda quando, se esforça, titubeante, em responder às críticas em seu blog do dia 8/12 também na VEJA online com um título que revela seu caráter despectivo e anti-democrático:”Metade gênio e metade idiota- Niemeyer na capa da VEJA com todas as honras! O que o bloco dos Sujos diz agora?” Sujo é ele que quer contaminar os outros com a própria sujeira de uma matéria tendenciosa e injusta.

O que se quer insinuar com os tipos de formulação usados? Que brasileiro não pode ser gênio; os gênios estão lá fora; se for gênio, porque lá fora assim o reconhecem, é apenas em sua terceira parte e, se melhor analisarmos, apenas numa quarta parte. Vamos e venhamos: Quem diz ser Oscar Niemeyer um idiota apenas revela que ele mesmo é um idiota consumado. Seguramente Azevedo está inscrito no número bem definido por Albert Einstein: ”conheço dois infinitos: o infinito do universo e o infinito dos idiotas; do primeiro tenho dúvidas, do segundo certeza”. O articulista nos deu a certeza que ele e a revista que o abriga possuem um lugar de honra no altar da idiotice.

O que não tolera em Oscar Niemeyer que, sendo comunista, se mostra solidário, compassivo com os que sofrem, que celebra a vida, exalta a amizade e glorifica o amor. Tais valores não cabem na ideologia capitalista de mercado, defendida por VEJA e seu albergado, que só sabe de concorrência, de “greed is good”(cobiça é coisa boa), de acumulação à custa da exploração ou da especulação, da falta de solidariedade e de justiça em nível internacional.

Mas não nos causa surpresa; a revista assim fez com Paulo Freire, Cândido Portinari, Lula, Dom Helder Câmara, Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, frei Betto, João Pedro Stédile, comigo mesmo e com tantos outros. Ela é um monumento à razão cínica. Segue desavergonhadamente a lógica hegeliana do senhor e do servo; internalizou o senhor que está lá no Norte opulento e o serve como servo submisso, condenado a viver na periferia. Por isso tanto a revista quanto o articulista revelam um completo descompromisso com a verdade daqui, da cultura brasileira.

A figura que me ocorre deste articulista e da revista semanal, em versão online, é a do escaravelho, popularmente chamado de rola-bosta. O escaravelho é um besouro que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta. Pois algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás, deslocou-os de seu contexto (ela é hábil neste método) e lançou-os contra Oscar Niemeyer. Ela o faz com naturalidade e prazer, pois, é o meio no qual vive e se realimenta continuamente. Nada de surpreendente, portanto.

Paro por aqui. Mas quero apenas registrar minha indignação contra esta revista, em versão online, travestida de escaravelho por ter cometido um crime lesa-fama. Reproduzo igualmente dois testemunhos indignados de duas pessoas respeitáveis: Antonio Veronese, artista plástico vivendo em Paris e João Cândido Portinari, filho do genial pintor Cândido Portinari, cujas telas grandiosas estão na entrada do edifício da ONU em Nova York e cuja imagem foi desfigurada e deturpada, repetidas vezes, pela revista-escaravelho.

Oscar Niemeyer e a imprensa tupiniquim- Antonio Veronese

Crítica mesquinha, que pune o Talento, essa ousadia imperdoável de alçar os cornos acima da manada. No Brasil, Talento, como em nenhum outro país do mundo, é indigerível por parte da imprensa, que se acocora, devorada por inveja intestina. Capitania hereditária de raivosos bufões que já classificou a voz de Pavarotti de ruído de pia entupida; a música de Tom Jobim de americanizada; João Gilberto de desafinado e Cândido Portinari de copista…

Quando morre um homem de Talento, como agora o grande Niemeyer, os raivosos bufões babam diante do espelho matinal sedentos de escárnio.

Não discuto a liberdade da imprensa. Mas a pergunta que se impõe é como um cidadão, com a dimensão internacional de Oscar Niemeyer, (sua morte foi reverenciada na primeira página de todos os grandes jornais do mundo) pode ser chamado, por um jornalista mequetrefe, num órgão de imprensa de cobertura nacional, de metade-gênio-metade idiota? Isso após sua morte, quando não é mais capaz de defender-se, e ainda que sob a desculpa covarde, de reproduzir citação de terceiros…
O consolo que me resta é que a História desinteressa-se desses espasmos da estupidez. Quem se lembra hoje dos críticos da bossa nova ou de Villa-Lobos? Ao talent, no entanto, está reservada a reverência da eternidade.


Antonio Veronese (mideart@gmail.com)

Meu caro Antonio,
Que beleza o seu texto, um verdadeiro bálsamo para os que ainda acreditam no mundo de amanhã nascendo do espírito, da fé e do caráter dos homens de hoje!

Não é toda a imprensa, felizmente. Há também muita dignidade e valor na mídia brasileira. Mas não devemos nos surpreender com a revista semanal. Em termos de vileza, ela sempre consegue se superar. Ela terá, mais cedo ou mais tarde, o destino de todas as iniquidades: a vala comum do lixo, onde nem a história se dará o trabalho de julgá-la.

Os arquivos do Projeto Portinari guardam um sem número de artigos desta rancorosa revista, assim como de outras da mesma editora, sobre meu pai, Cândido Portinari e outros seus companheiros de geração. Sempre pérfidos, infames e covardes, como este que vem agora tentar apequenar um grande homem que para sempre enaltecerá a nossa terra e o nosso povo.

Caro amigo, é impossível ficar calado, diante de tanta indignidade.

Com o carinho e a admiração do
Professor João Candido Portinari (portinari@portinari.org.br)


Leonardo Boff é teólogo e escritor.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tv Globo Mamando em Todas as Tetas

TV Globo Mamando em Todas as Tetas

 

Reality da Globo contradiz orientações da OMC sobre amamentação


O MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo) através da PRDC (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão) enviou, nesta sexta-feira (7), um documento ao diretor-geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, solicitando à emissora que veicule em rede nacional as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde) a respeito do aleitamento materno . A Rede Globo tem três dias para dar uma resposta ao MPF.


O Ministério Público tomou a decisão após uma edição do quadro “Game Hipoglós Amêndoas” do programa "Mais Você", no qual foi abordado a questão do tempo de duração do aleitamento materno.

“Eu acho que, pelo fato deles [os bebês] estarem todos andando [é melhor] vocês acelerarem essa questão do desmame”, afirmou o educador Marcelo Bueno às mães que participavam do reality show.

“Sinto a vontade de falar: desmama, por que não existe essa função principal na alimentação”, continuou o educador. Ele ainda lembrou das recomendações da OMS a respeito do aleitamento materno até os dois anos de idade. No entanto, Bueno afirmou que “a questão não é a alimentação, mas deixar as crianças crescerem”.


Ana Maria Braga entrevista Marcelo Bueno durante o quadro Game Hipoglós Amêndoas sobre amamentação

Por conta da relevância pública do tema, o MPF recomenta que a Rede Globo veicule a recomentação no mesmo programa e quadro com igual duração, de 9 minutos e 41 segundos, em que o tema foi abordado no "Mais Você".

“O MPF-SP recomendou à Rede Globo veicular a informação correta sobre amamentação, pois no programa o educador Marcelo Bueno transmitiu informações equivocadas sobre amamentação”, diz Fabíola Cassab, advogada, membro da ONG Matrice e diretora da ONG IBFAN (Sigla em inglês da Rede Internacional do Direito de Amamentar)

Conforme o documento do Ministério Público, assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, e pelas procuradoras da República, Ana Previtalli e Luciana Costa Pinto, a publicação oficial do Ministério da Saúde “Dez passos para uma alimentação saudável – guia alimentar para crianças menores de dois anos” preconiza a amamentação “até dois anos ou mais”. A mesma recomendação é feita pela OMS e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A OMS e o Ministério da Saúde também recomendam que as crianças com até 6 meses de idade sejam amamentadas exclusivamente com o leite materno.

Cassab lembra que a recomendação do MPF-SP não trata da necessidade de retratação do educador pela informação equivocada passada as mães, mas também pede entrevista com profissional especializado em aleitamento materno. O documento também afirma que “não só o MPF-SP, mas qualquer cidadão ou grupo pode pedir um inquérito civil” sobre eventual negativa da emissora.

O MPF-SP ainda afirmou que é necessário informar às mães participantes do reality show “Game Hipoglós Amêndoas” a respeito do equívoco na recomendação sobre desmame que receberam de Bueno e que elas tenham acesso às informações do Ministério da Saúde.

O Última Instância entrou em contato com a emissora e sua assessoria de imprensa respondeu por e-mail que "A TV Globo recebeu ofício do Ministério Público de São Paulo, está analisando o seu teor e responderá dentro do prazo indicado".
Leia aqui a íntegra das recomendações do MPF para a Rede Globo.

Fonte: Última Instância



O Seios Como Obsessão Estética



Mais uma desinformação nas sinistras manhãs dos programas da tv globo. 
Bem estar, Mais Você e Encontro são usinas de desinformação, omissão e defesa dos principais patrocinadores da tv globo, Isso é um crime contra a população.
O assunto acima fala da questão do desmame de crianças. O suposto educador , entrevistado por Braga, defende uma tese absurda onde estabelece o desmane com o fato da criança começar a andar, alegando que as crianças crescem mais rápido.
 E por que as crianças necessitam de uma maior velocidade de crescimento ?
 O tempo natural não é suficiente ?
 Todos nós sabemos que por trás de tais teses existem os interesses de grande corporações do setor de laticínios, que em parceria com o setor de estética, incentivam o uso de leite em pó até mesmo para recém nascidos. Seguindo essa linha, os adeptos de tais teses também defendem as cesarianas, com objetivos estéticos.
 Na década de 1960, a multinacional Nestlé, resolveu introduzir o leite em pó no mercado africano, onde tradionalmente as crianças são alimentadas pelo leite materno por um bom tempo.
O resultado foi desastroso.
 Em países com pessoas extremamente pobres o leite em pó era economizado pelas pessoas com diluições cada vez mais pobres, isso sem contar o fato de que a transnacional e governos locais não orientaram corretamente a população no tocante a diluição correta. O resultado foi o crescimento acentuado da mortalidade infantil, em níveis tão elevados  que a Nestlê foi processada e condenada por  crimes contra a humanidade.
Ainda, do ponto de vista da terapia reichiana, a amamentação e o desmane são etapas cruciais para o desenvolvimento da criança. Doenças como miopías, por exemplo, podem ser contraídas no momento da amamentação, em que a criança mamando busca o contato, através dos olhos, com os olhos da mãe para estabelecer um dialógo de expressões sobre as sensações vividas  no ato de mamar. Se a mãe ignora a criança , ela desesperada busca o seu olhar, exigindo demais de um sistema visual ainda em formação.
 O desmame é o mais crítico. De uma  meneira geral a criança não deseja encerrar a amamentação, e esse proceeso deve ser bem trabalhado pela mãe, para evitar  que um desmame brusco e inadequado possa trazer problemas de agressividade da criança com a mãe, em todas as etapas da vida. Grande parte da agressividade filho- mãe decorre de um desmame inadequado.
 Diante dos fatos a tv globo, mais uma vez, no mais você, fez menos de você, veiculando informações erradas e carregadas de interesses comerciais. Isso foi feito para recém nascidos e crianças. Os crimes de informação na tv globo estão cada vez mais hediondos. 
 Ana Maria Braga é míope ?
Vale ainda lembrar que na mesma semana, a novela salve jorge, da tv globo, exibiu uma cena em que uma mulher com um corpo perfeito para os padrões de estética midiáticos, foi aprersentada sendo vendida em um leilão.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Os Neoprimatas da TV

Os Neo Primatas da TV






Macacos japoneses aproveitam banho em um ofurô natural no Parque dos Macacos, em Yamanouchi

Os Neo Primatas da TV



Os macacos da foto, que vivem em ilhas do Japão, são da origem Fusikaka.
Em um passado não muito distante uma experiência interessante foi feita com os animais.
Em uma ilha, uma comunidade de macacos descobriu que ao colocar batatas, que eles colhiam na mata, na água quente tornava a batata mais macia e saborosa como alimento. Descobriram, ainda, se colocassem na água do mar ficava salgada. Assim otimizaram sua alimentação com batatas.
O interessante do experimento foi constatar, que em outra ilha, distante da primeira, um grupo de macacos passou a fazer o mesmo sem que houvesse qualquer contato direto entre os macacos das diferentes ilhas. Com o tempo , em todas as ilhas outras comunidades foram adquirindo o novo comportamento.
O macaco aí da foto, aliás, lembra muito em semelhança , um apresentador de tv de programa de celebridade, que através daquilo que chamam pauta, repetem comportamentos bem menos evoluídos do que os dos primatas. OK, OK !

     

     

     

     

 




Macacos japoneses aproveitam banho em um ofurô natural no Parque dos Macacos, em Yamanouchi

Palhaçada

A Palhaçada  Autêntica e a Palhaçada Dissimulada

 

Bozo ganha de Fátima Bernardes e situação do programa preocupa a Globo

O palhaço, que fez sucesso nos anos 80, superou a audiência de "Encontro com Fátima Bernardes" nessa quinta (6). Atração tem o menor Ibope das manhãs globais

iG Gente |
Quem Vai Querer Bacalhau ???
Quem diria, o Bozo detonou a tv globo
 A TV de Silvio Santos, a partir da década de 1980 passou a se chamar SBT - Sistema Brasileiro de Televisão.
Os sempre invejosos, preconceituosos  e arrogantes funcionários das organizações globo, vendo o surgimento e crescimento de uma nova rede de tv no Brasil, passaram a chamar, em tom de deboche e também com o objetivo de ridicularizar, o SBT de Sistema Bozo de Televisão em uma referência a grade do SBT e também da veiculação da atração do palhaço Bozo.
Hoje, algumas décadas passadas, Silvio Santos relança o palhaço Bozo no mesmo horário do programa encontro, de Fátima Bernardes, do núcleo de jornalismo da tv globo. Bozo botou Bernardes na roda como já fizera o Pica Pau da record com o programa de Xuxa.
Fica claro, em ambos os casos, que o antigo não significa ultrapassado e o novo não necessariamente significa qualidade
Bozo e Pica Pau são clássicos da TV e ao que parece , por aqui no Brasil , ainda tem grande aceitação do público.
Seguindo o mesmo caminho a tv bandeirantes varreu o programa de Galistaeu, que produzia fofocas sobre celebridades e em seu lugar colocou ninguém menos que o Popeye, outro clássico da animação e de saída apresenta índices melhores que o programa anterior.
Nessa disputa por audiência a preferência do telespectador ficou com Bozo, Pica Pau e Popeye, mostrando que entre a fantasia e uma suposta credibilidade sobre fatos reais, a fantasia não mente, não tem papéis, não omite, não agride e  cumpre a função da tv de produzir entretenimento.
Que tal se globo e bandeirantes fantasiassem Xuxa, Bernardes e Gailesteu de aves, palhaços e marinheiros na apresentação de sues programas.
Quem sabe ? Talvez a audiência pudesse subir.
Chacrinha sabia disso.
Nessa quinta-feira (06), o programa 'Bom dia & Cia' venceu a atração 'Encontro com Fátima Bernardes'. Foto: ReproduçãoO programa da apresentadora está se tornando uma dor de cabeça na Globo, apesar do bom faturamento e da simpatia dela com o público. Foto: TV Globo'Encontro com Fátima Bernardes' muitas vezes marca a pior audiência de toda a programação matutina da Globo . Foto: Twitter/ReproduçãoA aposta da emissora para 2012 não tem correspondido a todas as expectativas. Foto: Divulgação/TV GloboO palhaço Bozo, sucesso nos anos 80 no SBT, pode se tornar a mais nova pedra no sapato do programa global. Foto: DivulgaçãoBozo com Silvio Santos. Foto: ig

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Bola Vai Rolar

A  Bola  Vai  Rolar

 

Romário já tem assinaturas.
CPI da CBF vem aí !


“CBF é instituição privada, mas recebe grande quantia de dinheiro público, com isenção fiscal e contribuições sociais”, justificou Romário.
Cala a Boca, Galvão


Se de fato uma  CPI para investigar as relações da CBF, algumas com extrema promiscuidade, for para valer muita gente grande vai desabar. Alguns só de pensar na possibilidade já começam a ter suores intensos.
Os privilégios e favores tem prejudicado o nosso futebol, tudo em nome de lucros e  de uma enaltecida competência e  agressividade nos negócios, como gostam de dizer algumas hienas da tv globo.
Os privilégios da tv globo devem vir a tona e a democratização dos eventos esportivos no Brasil, no tocante as transmissões por tv, também é uma necessidade. A tv globo impõe suas regras e ainda persegue emissoras de tv com iniciativas independentes e bem sucedidas, como o caso de uma TV Universtária do Recife que comprou da Federação de Futebol Pernambucano, os direitos para transmitir, para o estado de Pernambuco, o campenato de futebol daquele estado.
As transmissões da tv universitária começaram a incomodar a audiência da TV globo em Pernambuco, que transmitia para o estado jogos de futebol sem nehum time da localidade, seguindo sua grade nacional. Sentindo-se ameaçada pela audiência ,a tv globo consegui retirar a tv universitáia da jogada, adquiriu os direitos de transmissão do campeonato pernambucano, e não transmitiu os jogos para a população local. Esse é um exemplo da enaltecida eficiência e agressividade nos negócios da globo.
Hoje, bem próximo da entrada em vigor da lei dos médios na Argentina, que democacriza o setor de comunicações, a população se sente feliz e satisfeita pela possibilidade de ter mídias produzindo conteúdos locais, divulgação de músicas nacionais e de selos independentes, respeitando as diferentes características culturais do povo.
Por aqui, os enlatados fedorentos de globo e outras abundam, como produtos de bundas, já que a semana começou com bostas, nas telas e nos lares, produzindo diariamente um gigantesco escremento midiático. Que venha a CPI.