O Sangaku da velha mídia
No dia 18 deste mês, ou seja, na sexta-feira passada já que hoje é quarta-feira dia 23, O PAPIRO publicou artigo como seguinte título:
O Milagre nas pesquisas de globo e folha de SP
O artigo citado analisava a nova e escandalosa pesquisa de intenção de voto para presidência da república que apontava, segundo manchetes idênticas de Folha de SP, O Globo e Estado de SP, um empate técnico entre Dilma e Aécio em um segundo turno, sem que os três patéticos jornais destacassem em manchete que Dilma poderia inclusive vencer em primeiro turno.
A pesquisa , obviamente, foi motivo de análise e crítica por parte da mídia independente na internete, isso mesmo, esta mídia que tem cor, lado, ideologia, porém não manipula os fatos e nem a realidade, e, assim se comportando contribui para a Paz e , talvez por isso, ninguém por aqui um dia ganhará um Nobel da Paz.
O PAPIRO, como o caro leitor conhece, reproduz artigos de relevância sobre o tema em questão , e , em seguida, apresenta a opinião deste blog, sempre com tipo na cor vermelha.
Abaixo , reproduzo trechos de alguns artigos que analisavam a pesquisa de sexta-feira:
O PAPIRO, como o caro leitor conhece, reproduz artigos de relevância sobre o tema em questão , e , em seguida, apresenta a opinião deste blog, sempre com tipo na cor vermelha.
Abaixo , reproduzo trechos de alguns artigos que analisavam a pesquisa de sexta-feira:
Milagre da multiplicação dos tucanos:
desde o início do ano, a intenção de voto em Aécio oscila entre 16% e 20%, mostra o Datafolha; agora, o instituto dos Frias informa que, em eventual 2º turno, o tucano dobra dos 20% para 40% e 'empata' com Dilma, que tem 44%. Será?
Datafolha: 70% consideram o governo Dilma entre regular, ótimo e bom; Dilma vence no 1º turno com 36%
A conta da nova pesquisa não fecha
Nova pesquisa eleitoral.
Por ela, Dilma ganha no primeiro turno.
Mas o PIG não se dá por achado e resolve propor uma simulação de segundo turno.
Nesta, Aécio salta de 20 pontos para 40 pontos. Que seriam todos os 8 de Campos, mais todos os 3 do Pastor Everaldo, e mais todos os outros candidatos nanicos, e ainda pegaria de sobra mais oito pontos de brancos e nulos. Ainda assim ficaria 4 pontos atrás de Dilma, coisa que o PIG anuncia como empate técnico no segundo turno.
Um verdadeiro prodígio para levar Aécio a pé de igualdade com Dilma num segundo turno.
Que segundo turno? A pesquisa é clara: Dilma vence no 1º turno.
E as manchetes do PIG são "Aécio empatado com Dilma no Segundo Turno".
Isso sim é manipulação, e falta de estudo, pois a conta não fecha.
Vai ficar em recuperação de matemática igual minha neta de 12 anos, mas ela não é candidata, nem trabalha no PIG ou no IBOPE, é só uma adolescente viajando no mundo virtual. No mesmo mundo onde para o PIG a fantasia torna-se realidade.
Fonte: SQN
Tudo isso foi construído de forma violenta, sim, isso é um
a forma de violência, para enganar a população brasileira sobre o quadro eleitoral que o momento apresentava.
É a chamada violência integral que prolifera na velha imprensa, mas é ignorada e muitas vezes enaltecida como brilhante, até mesmo por aqueles que observam a imprensa tal qual os avestruzes com a cabeça enfiada no chão.
A manipulação foi tão violenta e grosseira que mereceu um alerta do PAPIRO, quanto as novas modalidades de enfrentamento com a velha mídia, de maneira que a população possa vir a usufruir de conteúdos fidedignos e que a verdade prevaleça, ou ainda, para que pelo menos os fatos sejam verídicos, já que a maneira como são reportados pela velha imprensa se distanciam em muito da realidade.
A pesquisa que por pouco não criou uma nova Matemática, foi amplamente debatida pelos colunistas da velha imprensa, que se deliciavam com o quadro desenhado.
O desenho gráfico dos dados e números e a análise orgástica da velha mídia, indicava que poderíamos estar diante de um sangaku, que somente os iniciados teriam condições para analisá-lo.
A pesquisa de hoje apresenta um quadro diferente da pesquisa apresentada na sexta-feira, porém idêntico a média de todas as pesquisas dos últimos.... doze anos para o período em destaque, ou seja, meados de mês de julho.
Na pesquisa de hoje, que o leitor pode ler abaixo deste texto, Dilma pode vencer em primeiro turno.
Também vence em segundo turno com margem histórica e consolidada que se repete desde a eleição de 2002, com pouca variação para mais ou para menos.
Digo que pode vencer em primeiro turno por que Dilma tem 38% de intenção de votos contra 37% da soma de todos os demais candidatos. Sim, a margem de erro é de 2% para mais ou para menos, porém os números me autorizam a destacar em notícia uma possível vitória em primeiro turno.
Leia abaixo os dados da pesquisa de hoje em artigo de TIJOLAÇO:
Ibope repete Datafolha, mas desmonta “empate no 2° turno”.
Preparando-se para o pouso?
23 de julho de 2014 | 10:54 Autor: Fernando Brito
Escrevi, há uma semana, que a pesquisa Datafolha registrava um quadro eleitoral sem mudanças, exceto em uma: o acenar com possível empate em segundo turno, que se construiria com uma inacreditável transferência dos votos de todos os candidatos (de esquerda, de direita e até de nenhuma identidade) para Aécio Neves.
A espequisa Ibope divulgada ontem repete, basicamente, os mesmo números de 1° turno – Dilma teria 38%, Aécio 22% e Eduardo Campos, 8% – mas uma diferença muito mais expressiva (e natural) no segundo turno, dando 41% a Dilma e 33% a Aécio.
O resultado, que segundo dizem não assegura a vitória da Presidenta no 1° turno - a soma de todos os demais candidatos daria 37%, um a menos que os 38% de Dilma – , mostra, ao contrário, que existe uma estabilidade que leva o início da campanha de televisão e rádio, onde a candidata petista tem incrivel vantagem, tanto em tempo quanto em realizações a mostrar – para um terreno onde a decisão sem novas eleições não é só possível como, ao menos até agora, provável.
Ainda mais agora, quando a candidatura Aécio vai ter de passar da ofensiva à defensiva, a partir do aeroporto construído e sem outro uso senão o de servir de acesso à sua fazenda.
(Veja nos próximos posts como, pior ainda, os sinais de superfaturamento da obra são incontestáveis)
A batalha eleitoral está na mídia, como sempre esteve. Mas existem indicações que a “unanimidade” pró-Aécio do conservadorismo possa estar sendo quebrada por sua estagnação nas pesquisas.
Um análise, bem humorada, do meu amigo Hayle Gadelha, veterano em eleições e análises de pesquisa e mídia, publicada em seu blog, mostra que andam se apertando os cintos nos vôos tucanos.
Ibope 2014: acho que o Globo quer ajudar os tucanos na decolagem
Dilma, portanto, tinha 39 contra 42 da soma dos outros. Ou seja, não vencia no 1º turno.
Mas vencia no 2º turno por 46 a 40 de Serra.
Qual seria a manchete natural? “Dilma lidera e hoje venceria 2º turno”, certo? Errado.
Essa manchete voou no tempo e veio pousar na primeira página do Globo de hoje.
Você vai pensar que os números das pesquisas ocuparam os mesmos assentos em 2010 e 2014, mas perdeu o voo mais uma vez.
O Ibope divulgado ontem aponta Dilma com 38, Aécio com 22, Campos com 8 e todos os outros com 7.
Ou seja, Dilma vence no 1º turno de 38 a 37.
Essa poderia ser a manchete natural, mas parece que caiu no vácuo.
O que será que explica essa acrobacia aérea?
Na minha opinião, o Globo ficou com peninha dos tucanos e resolveu dar um empurrãozinho para ver se pega no tranco.
Um pouco de gás, digamos assim.
A oposição precisa acreditar que o seu plano de voo para vencer esta eleição não tem nuvens pesadas pela frente. Mas está difícil encontrar o tão sonhado céu de brigadeiro.
Talvez seja melhor tratar de pedir logo permissão para aterrissagem no aeroporto de Cláudio, MG… e boa viagem!
Pois bem, com a pesquisa IBOPE tão próxima da última pesquisa DATAFOLHA como se explica diferenças tão gritantes quanto as intenções de voto nos candidatos em um possível segundo turno ?
Em quatro dias o eleitor mudou de opinião , apenas nos votos do segundo turno ?
Pouco provável uma mudança de opinião,em grande número e tão seletiva, ou seja, mudou somente em um segundo turno que inclusive pode não acontecer.
Isso não está cheirando bem, ou melhor , está fedendo.
Para aumentar o odor fétido e insuportável que emana das jurássicas redações, colunista de o globo, que tem status de imortal, mas que não domina as quatro operações básicas da matemática, afirma em artigo, hoje, que os números atribuídos a Dilma podem ser enganosos.
Como é que é ?
Números que estão estratificados por doze anos, considerando as médias para o período, seriam enganosos ?
O caro leitor já percebeu que não se trata de estupidez na análise dos dados, por parte da velha mídia.
Tudo bem, esses colunistas podem ser burrros, mas não são estúpidos, O que se vê, com clareza solar, é uma intenção deliberada e violenta em alterar os dados de pesquisas e com isso criar factóides que serão noticiados e debatidos por toda a velha mídia, como sendo a realidade dos números e, por conseguinte, a inexorabilidade dos fatos.
Tudo bem, esses colunistas podem ser burrros, mas não são estúpidos, O que se vê, com clareza solar, é uma intenção deliberada e violenta em alterar os dados de pesquisas e com isso criar factóides que serão noticiados e debatidos por toda a velha mídia, como sendo a realidade dos números e, por conseguinte, a inexorabilidade dos fatos.
Nem uma coisa nem outra.
O que assistimos é uma armação violenta e desonesta para enganar a população, confundir almas, e , com isso auferir vantagens quantitativas para o candidato apoiado pela velha mídia.
Apoio, que a bem da verdade não é assumido pelos veículos da velha mídia, que ainda tentam passar para a população um posição de neutralidade no processo eleitoral.
Isso tem nome e chama -se crime.
Não apenas trata-se de um crime, como é repetitivo ao longo de anos, com criminosos, população e autoridades, em total cumplicidade de omissão onde expressões de admiração pela paisagem proliferam sem a menor vergonha.
Essa constatação pode parecer piada para aquelas pessoas mais desatentas, porém, é verdade na veia e revela aspectos prá lá de interessantes, perigosos e estranhos, dessa cultura midiática corporativa, pequena e totalmente defasada da realidade.
Já que dia a dia da velha mídia a análise dos fatos é delirante e falsa, que pelo menos os fatos sejam verdadeiros.
O boimate não existe.
O que assistimos é uma armação violenta e desonesta para enganar a população, confundir almas, e , com isso auferir vantagens quantitativas para o candidato apoiado pela velha mídia.
Apoio, que a bem da verdade não é assumido pelos veículos da velha mídia, que ainda tentam passar para a população um posição de neutralidade no processo eleitoral.
Isso tem nome e chama -se crime.
Não apenas trata-se de um crime, como é repetitivo ao longo de anos, com criminosos, população e autoridades, em total cumplicidade de omissão onde expressões de admiração pela paisagem proliferam sem a menor vergonha.
Essa constatação pode parecer piada para aquelas pessoas mais desatentas, porém, é verdade na veia e revela aspectos prá lá de interessantes, perigosos e estranhos, dessa cultura midiática corporativa, pequena e totalmente defasada da realidade.
Já que dia a dia da velha mídia a análise dos fatos é delirante e falsa, que pelo menos os fatos sejam verdadeiros.
O boimate não existe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário