terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Amanhã estará desempregado ou morto

ONTEM FUI COLLOR, DEPOIS AÉCIO, DEPOIS CUNHA E HOJE SOU UM IDIOTA.

TODOS CONTRA O PT. SAIBA O POR QUÊ?
Fonte: A JUSTICEIRA DE ESQUERDA
_______________________________________________________________


Ecossocialismo em alta

Hamon, a nova estrela da esquerda do Partido Socialista francês define-se como ecossocialista defende renda mínima, nacionalizar bancos e imposto sobre robos


Fonte: CARTA MAIOR
_______________________________________________

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Será que a partir de agora se estanca a sangria ?


Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

___________________________________________________________________


Fonte: TIJOLAÇO
_____________________________________________________________
Morte de Teori vai fazer com que a gente tenha mais tempo, diz Padilha

Roberto Jayme/UOL

PAULA SPERB
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO ALEGRE (RS)20/01/2017 15h33

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse na manhã desta sexta-feira (20), em Porto Alegre, que a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), vai dar "mais tempo" para a homologação das delações da Odebrecht.

"A morte, por certo, vai fazer com que a gente tenha, em relação à Lava Jato, um pouco mais de tempo agora para que as chamadas delações sejam homologadas ou não", disse Padilha, após se reunir com o governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

As 77 delações, que estavam prestes a serem homologadas por Teori, fazem parte do maior acordo de colaboração da Lava Jato. O presidente Michel Temer (PMDB) foi citado 43 vezes em uma das delações, feita por Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht.

De acordo com Padilha, braço-direito do presidente, Temer deve indicar um substituto para Teori "com a maior brevidade possível". O presidente já começou avaliar nomes. Os ministros Alexandre de Moraes (Justiça) e Gracie Mendonça (AGU) são cotados para o cargo e foram recebidos por Temer para audiências.

Fonte: FOLHA DE SP
_______________________________________________________
Justificando @_Justificando
De acordo com a FAB, a caixa-preta da aeronave que Teori estava foi localizada e encaminhada para leitura em Brasília (DF).
Carta Maior Retweeted
Folha de S.Paulo ✔ @folha
Corte Interamericana pede apuração 'cuidadosa' de acidente com Teori

Paulo Pimenta ✔ @DeputadoFederal
Qual seria a postura da imprensa e da sociedade se Joaquim Barbosa fosse vítima de um acidente, às vésperas da denúncia do 'mensalão' ?
Gilmar da Rosa @gilmardarosa
De manhã leio: Teori suspende férias pra se dedicar as 77 delações que implicam Temer e a cúpula do PSDB. De tarde cai um avião com Teori

Fonte: CARTA MAIOR
____________________________________________________________

EMPRESÁRIO QUE MORREU COM TEORI ERA SÓCIO DO BTG PACTUAL, INVESTIGADO NA LAVA JATO

Fonte:Blog da Luciana Oliveira
___________________________________________________________________

Com morte de Teori, ministro a ser indicado por Temer é quem assumirá a Lava Jato

Fonte: Blog do Rovai
____________________________________________________________________

Os crimes ambientais na ilha do amigo de Teori e na Paraty House dos Marinhos.

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
_______________________________________________________________

Filho de Teori: “A questão é o que o movimento (contra Lava Jato) seria capaz de fazer; não gostaria de ser órfão de um pai assassinado”

Apuração tem que envolver organismos internacionais; não dá para confiar no governo Temer;


Marco Aurélio pede que relatoria da Lava Jato seja redistribuída já; filho de Teori escreveu sobre ameaça; Machado e Jucá falaram sobre ministro em diálogo

Fonte: VIOMUNDO
__________________________________

Jucá e Machado sabiam de tudo?

A Lava Jato já atingiu o objetivo!

publicado 20/01/2017

O Conversa Afiada reproduz observações do navegante Lelle Ribeiro, no FB do C Af:

Lembra do tal pacto do Romero Juca para estancar a sangria da Lava Jato!? Um grande acordo nacional com Supremo, com tudo?

Então, lembram o que mais ele disse ao Sérgio Machado na época?

Machado: Um caminho é buscar alguém que tem relação com o Teori [Zavadski, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.
Jucá: Não tem. É um cara fechado. Foi ela [Dilma] que botou... um cara burocrata, ex-ministro do STJ...


Os áudios vazados das conversas de Jucá com Machado eram a construção de um plano para salvar os políticos mergulhados em corrupção. Nestas conversas foi dito que era necessário:

1) Tirar a Dilma (dito e feito)
2) Colocar Michel (dito e feito)
3) Entregar o Cunha (dito e feito)
4) Blindar o Renan - que seria o próximo alvo depois do Cunha (dito e feito)
5) Parar o Teori (dito e, hoje, feito)

Fonte: CONVERSA AFIADA
__________________________________________________________

Será que investigado pode indicar investigador?', diz jurista sobre Temer

Por BBC - Camilla Costa | 20/01/2017 16:05

Com a morte do ministro Teori Zavascki, presidente Michel Temer poderá indicar o novo relator da Operação Lava Jato, na qual ele é investigado

Fonte . IG
____________________________________________________________
 
                  Je suis Cedric

E o pessoal da velha mídia ainda reclama do grande número de teorias de conspiração que surgiram logo apos a morte de Teori.
Por outro lado, a rota Parati-São Paulo, ou mesmo Angra dos Reis-São Paulo, já foi palco de vários acidentes com aeronaves nos últimos anos. A queda do helicóptero em que morreu Ulisses Guimarães, um outro helicóptero com familiares do Grupo Pão de Açúcar, este com sobreviventes, e outros mais envolvendo pessoas sem apelo midiático.
Isso ajuda a embaralhar ainda mais o caso Teori.
De certo é que quando o tempo fecha naquela região, a visibilidade é zero e o teto fica no chão.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A realidade é péssima

Droga vai corromper o Exército. 
Como no México

Manda o Jungmann na frente..

publicado 18/01/2017


Quem foi dominado?

Quando o presidente mexicano - de 2006 a 2012 - Felipe Calderón - neolibelês americanófilo - constatou que o México se tinha transformado num Narco-Estado, tomou a jenial decisão de mandar o Exército combater o tráfico.

Foi quando o Chapo deitou e rolou.

A droga corrompeu o Exército.

Os jovens soldados tão miseráveis quanto a maioria dos traficantes foram as primeiras vítimas.

Depois, a corrupção subiu a escada da hierarquia.

Calderón foi substituido pelo irremediavelmente desmoralizado Peña Nieto, do PRI, o partido que governou o país por mais tempo que os tucanos governam São Paulo e podem exportar o PCC.

O escritor Vargas Llosa, que chamou o México do PRI de uma "ditadura perfeita", avisou que a droga controlaria a máquina do Estado no Governo Peña Nieto.

Não deu outra.

Aqui, os canalhas, canalhas, canalhas, na acepção do Requião, vão seguir a mesma rota: entregar as Forças Armadas ao tráfico!

Quem manda ter um Ministro (sic) da Defesa (de quem?) como o sub-judice Raul Jungmann?
Quem mandou rasgar a Constituição?

Rasgou a Constituição pode rasgar tudo.

Até a farda de Osório!


Fonte: CONVERSA AFIADA
_
_____________________________________________________
Mediocridade faz a apologia dos seus limites: 'Forças Armadas nas prisões são a "ousadia" que o Brasil precisa', diz Temer

Fonte: CARTA MAIOR
______________________________________________________________

                  Je suis Cedric

A guerra contra as drogas fracassou. Um fracasso mundial.

Colocar o exército para o controle das penitenciárias é mais um erro em algo já errado e fracassado.

É alimentar as organizações criminosas, como no México.

A solução passa pela legalização das drogas. Diminui consideravelmente a população carcerária e o crime.

No entanto, em um capitalismo globalizado onde quem manda são corporações e organizações, muitas criminosas ou paracriminosas, acabar com o crime significa mudar o sistema.

Como o sistema não muda, entra o exército para combater o crime. Para a população o efeito psicológico imediato é positivo, para o exército um perigo futuro, para o Estado uma temeridade, o efeito futuro para a população é a ausência de futuro, para o crime um alimento para crescer, se multiplicar e conseguir ainda mais Poder.

No crime, pessoas decapitadas.

No governo, ausência de neurônios.

Disse certa ocasião José Saramago:


"Não sou pessimista, a realidade que é péssima"

Ameaça e oportunidade

Boulos foi preso porque é uma ameaça

17 de janeiro de 2017

Guilherme Castro Boulos, nascido em 1982, em São Paulo, foi preso na data de hoje por se tratar de uma ameaça ao novo regime.

Porque o novo regime não pode ser questionado nas ruas.

Porque o novo regime não permite manifestações.

Porque o novo regime entende a ordem como algo que se estabelece a partir da força bruta.

Porque o novo regime não faz de conta, ele faz.

O novo regime não se aplica aos que se apropriam da terra para fins especulativos. Mas não negocia com famílias que não tem onde morar.

Essa lógica do novo regime é anti-Boulos.

Boulos solto é um perigo, por exemplo, para o projeto Doria Jr.

Porque Doria sabe que pode ficar tranquilo com a oposição na Câmara.

E até com o ex-prefeito Haddad.

Eles podem reclamar, protestar, dar declarações, mas quem pode desestabilizar o seu governo é o Boulos.

Boulos consegue colocar milhares nas ruas.

Boulos tem credibilidade com a garotada do hap, dos sarais, do grafiti, dos coletivos de cultura, das universidades, com os cicloativistas, com o povo das ruas, com a pefira e a USP.

Boulos pode se tornar o grande adversário político dos tucanos em São Paulo. E em muito menos tempo do que a vã política possa imaginar.

E o novo regime, que saiu das urnas no último outubro com uma vitória estupenda por conta da crise do PT, não quer saber de ameaças.

Quer governar sem oposição.

O marketing do novo regime não permite povo nas ruas.

Boulos foi preso hoje, mas será liberado.

Mas está na mira.

Como não é um bobo metido a besta, vai dar a volta nos caras.

Boulos tem tudo para ser a grande liderança popular de esquerda nos próximos tempos.

Eles sabem disso.

Mas nós também.

A gente sabe que o Boulos é uma ameaça ao novo regime.

E por isso estamos com o Boulos.

Fonte: Blog do Rovai
____________________________________________________________
Leonel Brizola @leonelbrizola50
"A desinformação é a base de todos os golpes de Estado." (Leonel Brizola)

Fonte: CARTA MAIOR
________________________________________________
             
             Je suis Cedric

Boulos ainda não é uma liderança nacional. Em breve será.
São Paulo, atualmente, tem sido seu local de destaque.
Ótimo orador e bem articulado, seu início de trajetória política tem sido comparada a de Lula.
O regime mira em Boulos e em todos mais que fazem oposição.
Por outro lado, o fato de Boulos ter livre trânsito com grupos e movimentos citados no texto acima, não significa garantia de sucesso. Boulos precisa ter mídia ao seu lado. Cabe lembrar que Dória venceu as eleições em São Paulo sem nenhum trânsito com os movimentos e grupos citados, e ainda ganhou muitos votos desses grupos. Dória tinha mídia e uma imagem-emoção associada a eficiência e a mudança. Dória tinha a pós-verdade. Haddad, seu adversário, tinha como lastro uma excelente gestão a frente da prefeitura de São Paulo, tinha a verdade em suas propostas, mas não tinha mídia. Ainda teve toda a mídia comercial como inimigos.
Vivemos o mundo de produtos, de imagens, de adequação emocional ao uso. A verdade é como o gol para Parreira, um detalhe. Dória foi adequado emocionalmente ao uso da população, Boulos ainda está muito distante dessa adequação.
Por outro lado, que pode ser o mesmo, a mídia que dá apoio a Boulos, como o Blog do texto acima, por exemplo, precisa se reciclar, se rejuvenescer, não para copiar e fazer o mesmo que a mídia comercial faz apostando em mentiras, mas para continuar criando conteúdos fidedignos, com a novidade de um plus para adequá-los emocionalmente ao uso de seus leitores.
Alguns blogs no campo da esquerda já vem atuando dessa forma e desfrutando de grande audiência, e assim como Boulos também sofrem violenta perseguição. Talvez sirvam como exemplos.



Você não sabe e nem vê, mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
que uma nova mudança em breve vai acontecer
o que algum tempo era jovem, novo, hoje é antigo
e você precisa rejuvenescer . 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

E você ?

Humor contra a hipocrisia



Fonte: Blog da Luciana Oliveira
________________________________________________________
Reflexões de uma batedora de panela, seis meses depois.

Postado em 17 Jan 2017
por : Paulo Nogueira

Vânia olhou para a sua panela tramontina roxa ali guardada no fundo do armário da cozinha.

Foi um olhar em que havia ao mesmo tempo melancolia e frustração.

Não era uma panela qualquer. Era aquela que Vânia usara nos protestos contra Dilma. Escolhera-a por ser leve e barulhenta. Perfeita, portanto, para a ocasião.

A panela remetia a Dilma. Vânia, naqueles dias de panelaço, abominava Dilma.

Dilma era um obstáculo para o Brasil, para os brasileiros. Quando gritava “Fora Dilma”, Vânia tinha certeza de que bradava pelo progresso nacional.

Vânia era gerente de uma loja da Riachuelo. O dono da cadeia dissera à imprensa que, Dilma saindo, as coisas logo se ajeitariam na economia nacional. Questão de dias.

Era o que todo mundo dizia, aliás. Vânia lia a Veja toda semana. Não perdia um Jornal Nacional. Deixava horas e horas a GloboNews ligada na tevê de sua casa. No trânsito, a rádio de seu carro oscilava entre CBN e Jovem Pan.

Considerava-se, modéstia à parte, uma mulher muito bem informada.

Todo mundo que ela admirava na imprensa concordava em que Dilma tinha que cair.

Vânia pegou a tramontina roxa nas mãos e como que voltou no tempo. Sentia que estava fazendo história ao participar dos panelaços. Com a panela nas mãos, naquelas noites, era tomada de uma euforia quase sexual.

Tinha que dar certo — e deu. Dilma enfim caiu.

Todos os problemas agora estavam resolvidos.

Ou não?

Ali, na sua cozinha, tramontina na mão, naquele momento de rememoração e reflexão, já se tinham passado mais de seis meses desde a queda de Dilma.

Mas e o paraíso prometido, onde fora parar?

Vânia batera a panela contra a corrupção, mas Temer e a turma que tomara o poder não significavam exatamente um choque de ética política.

Na economia, as coisas não podiam estar piores. Vários colegas de Vânia de gerência na Riachuelo tinham sido demitidos nos últimos dias. Cada vez que o chefe a chamava ela tinha um tremor. Achava que chegara a sua hora de ser despedida.

Naquele dia do reencontro com a tramontina roxa, Vânia pensou também em Dilma.

Será que ela era mesmo aquele monstro que pintaram?

Vira algumas entrevistas com ela depois do impeachment. Chamou sua atenção a forma como ela, Dilma, se referia aos pobres. Era uma simpatia que parecia ser genuína, e que como que tinha o poder de contagiar.

“Um país tão rico com tantos pobres não pode dar certo”, Vânia se pegou um dia refletindo. Isso nunca aconterera antes.

Vânia passara a ver Dilma de outra forma.
Teria sido vítima de uma trama de homens corruptos e muito ricos, como ela dizia?

Talvez sim, talvez não, pensou Vânia, panela na mão.

De repente, num impulso irresistível, atirou a tramontina contra a parede.

E lhe ocorreu que caso encontrasse Dilma na rua lhe daria um abraço.

Não um abraço de desculpa, mas um gesto de solidariedade de mulher para mulher. “Acho que me usaram para te pegar”, talvez dissesse.

A história acima é uma mistura de ficção leve e realidade brutal.

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
___________________________________________________________
             
             Je suis Cedric

No ano de 2013 uma multidão tomou as ruas do país. Não apenas nas capitais e em grandes cidades, mas mesmo em cidades pequenas as pessoas estavam lá, protestando, exigindo, principalmente, mais direitos e mais qualidade nos serviços públicos.

Vivíamos o terceiro ano do primeiro governo de Dilma e o décimo primeiro ano de governos sucessivos do PT. Comparando aquele junho de 2013 com este janeiro de 2017, percebe-se claramente que o país mudou, mudou muito, e para pior, mergulhando em um caos depois do golpe de estado que alijou Dilma da presidência.

A maioria que ocupou as ruas em 2013 tinha emprego e renda, e queria mais, queria evoluir ainda mais, já que com os governos do PT todos os brasileiros, de alguma forma, cresceram e evoluíram.

Hoje o desemprego no Brasil assusta os brasileiros e o mundo. De cada três desempregados no mundo, um é brasileiro.

Hoje direitos estão sendo suprimidos e os serviços públicos sendo sucateados, deixando a população a própria sorte.

Universidades públicas estão sendo sucateadas e abandonadas, como no caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - sabidamente um centro de excelência e uma das melhores universidades da América latina.

Bibliotecas públicas sendo fechadas no Rio de janeiro e em processo de privatização na cidade de São Paulo.

Sistema prisional do país em ebulição, revelando o caos.

E você, que em 2013 foi às ruas querendo mais ou não foi às ruas mas apoiou o movimento,  o que o impede de voltar às ruas e exigir de volta aquilo que você tinha e desfrutava ?

domingo, 15 de janeiro de 2017

O fim do capitalismo

Carta Maior Retweeted
MAURO MORELLI @dmauromorelli

A concentração de riqueza gera e se alimenta de corrupção desagrega a sociedade, carrega sobre si o crime da miséria e da fome no mundo.


Até agora eram 136 mortos em 15 dias de 2017. Meirelles precisa explicar as virtudes da PEC do Teto para  esses rebelados da cloaca do sistema

Oxfan: 8 bilionários detém riquezas equivalente a de 50% da humanidade (3,6 bi de pessoas). Para preservar isso são feitas PEC's mundo afora.

Foram 26 os mortos na guerra de facções no presídio  do RN. Em 15 dias de 2017,cerca de 120 assassinatos de vidas sob a custódia do Estado.


Fonte: CARTA MAIOR
_______________________________________________________________
Boff: o capitalismo cumpriu o ciclo. Vamos apressar seu fim

As dores que sentimos são as dores de um parto e, não, as de um moribundo

publicado 15/01/2017


o Papa falou: Terra, Teto e Trabalho (Crédito: Tássio Brito)

O ansioso blogueiro teve o privilégio de assistir nesse sábado 14/II, em Salvador, a uma palestra do ecoteólogo Leonardo Boff, num evento promovido pela corrente EPS, Esquerda Popular Socialista, do PT, pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA) e o historiador Marcos Rezende, do Coletivo de Entidades Negras.

Foi uma emocionante aula/homilia de uma hora e vinte minutos.

O ansioso blogueiro tenta reproduzir de forma não literal algumas lições de Boff:

- eu não sou pessimista. Como diz o Saramago, a realidade é que é péssima

- o PT não usa a palavra Ecologia em nenhum documento : tem uma visão industrialista

- quem vai derrotar o Capitalismo será a Terra: a Terra ferida pelo Capitalismo não vai aguentar o crescimento infinito do Capitalismo

- a Terra pode recomeçar de novo: os dinossauros habitaram a Terra 130 milhões de anos até que um cometa que caiu na América Central os dizimou

- e a Terra renasceu

- é preciso ler "A Estultice da Inteligência Brasileira", de Jessé Souza

- está lá: 171 mil super-milionários brasileiros controlam mais da 1/2 do PIB

- a crise é a da desigualdade: o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo

- desigualdade significa injustiça, o que, em Teologia - e eu sou teólogo -, significa "pecado social"

- Deus não é brasileiro. O nosso Deus é o deus Moloch que devora os filhos, devora 60% da nossa população

- os proprietários usaram o Parlamento para atraiçoar um mulher integra

- Vargas, JK, Jango, Lula e Dilma - é a mesma aliança dos proprietários com a mídia e uma parte do Judiciário

- como disse Capistrano de Abreu: o povo brasileiro foi capado e recapado pelas elites

- com Lula, os negros que viviam nos porões da Escravidão entraram na Universidade

- com Lula houve uma troca de sujeito historico, além da troca de poder

- Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, universidades, crédito subsidiado, agricultura familiar

- a elite tolerou desde que Lula não mexesse na forma de acumulação

- e Lula e Dilma não fizeram as reformas tributária e política - Lula entrou na lógica da conciliação

- como dizia meu grande amigo Darci Ribeiro: é preciso refundar o Brasil

- fora da Casa Grande

- a missão de base é permitir que os pobres tenham acesso à vida e aos meios de vida: ao trabalho

- os pequenos são a maioria e devem ser o objetivo da política

- eu fui a uma Minha Casa Minha Vida e vi uma senhora com a bandeira azul do Aécio na janela. Eu perguntei: a senhora sabe que quem construiu essa casa foi o Lula? Ela não sabia

- o PT não informou o povo

- a nossa Democracia é de baixíssima intensidade

- como diz o pensador português Boaventura Souza Santos, Democracia é participação sem fim

- a China é uma ditadura, uma distorção do Socialismo; a Rússia também

- Socialismo é Democracia em todos os ângulos

- profunda solidariedade

- Socialismo é só-cio, companheiro

- Capitalismo é o eu, uma guerra de eus

- quando o Papa Francisco foi a Lampedusa receber os refugiados africanos que queriam ser recebidos na Itália, ele disse: nós estivemos lá explorando eles e por isso eles podem vir pra cá

- quando perguntaram ao Papa sobre o terrorismo, ele disse: o maior terrorismo é a acumulação de riqueza. A acumulação de dinheiro leva à injustiça social, à injustiça ecológica

- quando o Papa denuncia " esse sistema" ele se refere ao Capitalismo - e só nao fala Capitalismo para não irritar os americanos

- o Capitalismo é a anti-vida

- a grande humanista Rosa de Luxemburgo dizia: o centro é a vida

- a vida é o maior dom de Deus

- o desafio da Esquerda é pensar a alternativa ao que está aí: que é mais do mesmo

- o sistema já cumpriu o seu ciclo e temos que acelerar o seu término, com uma política centrada na vida

- por três vezes, o Papa Francisco reuniu - um fato histórico - as organizações sociais. A última foi em Cochabamba, na Bolívia. E lá ele disse que o homem tem que ter direito a três "T"s: Terra, Teto e Trabalho

- quem vai organizar isso? Vocês!

- não esperem nada de cima: de cima só vem trampa

- e aplicar o "re" de: reduzir o consumo capitalista; reusar; rearborizar; reciclar, reflorestar

- nós temos duas pernas: uma tem que ficar no alternativo e outra no sistema para salvar o leite das crianças

- o Papa disse: devemos nos considerar uma semente

- como disse o uruguaio Eduardo Galleano: a utopia é o que nos faz andar

- olhem para as estrelas que orientam os navegantes

- elas estão sempre lá para nos orientar

- como disse o marxista que depois se aproximou do cristianismo, Ernest Bloch: o princípio deve ser a esperança, que é um motor dentro de nós

- Bloch disse: o Gênesis não está no começo, mas no fim - porque queremos antecipar o bom fim

(Boff contou que tinha subido "a sagrada colina" da Igreja Bonfim.)

- recomendo reler Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe: temos cultivado o mundo do corpo. Precisamos cultivar o mundo do espírito. Da solidariedade.

- Todos nós somos africanos.

- o Homem viveu quatro milhões de anos na África e só depois migrou

- é preciso conhecer a experiência socialista dos jesuítas das Missões nas Américas - Saint Simon, que depois influenciou Marx, disse que os jesuítas das Missões realizaram a primeira experiência socialista

- estamos no coração de uma crise que pega todo o planeta

- mas a crise isola, limpa, purifica

- a crise vai nos purificar

- as dores que estamos sentindo não são as dores de um moribundo, mas as dores de um parto

- somos filhos das estrelas: nosso destino é brilhar como as estrelas

Fonte: CONVERSA AFIADA
___________________________________________________________