A mídia brasileira não defende a liberdade de expressão!
18 de janeiro de 2015 | 10:12 Autor: Miguel do Rosário
É preciso enterrar esta mentira.
A mídia brasileira não defende a liberdade de expressão.
Nem absoluta, nem parcial, nem nenhum tipo de liberdade de expressão.
A única liberdade que a mídia conhece é aquela que lhe interessa comercialmente.
A mídia brasileira não deu quase nada sobre a sonegação da Rede Globo.
Houve um sinistro pacto de silêncio em torno do assunto, apesar de envolver 1 bilhão de reais, roubo de processo e lavagem de dinheiro em diversas off shore no exterior.
A mídia brasileira apoiou o golpe, sustentou a ditadura e se enriqueceu à margem de um regime totalitário que censurava, matava e prendia quem tinha coragem de se expressar livremente.
Além disso, a liberdade de expressão não existe num regime de monopólio.
O sistema de comunicação brasileiro não é democrático e, portanto, não é livre.
E se não é livre, não existe liberdade de expressão.
O poder de poucas famílias sobre tvs, rádios e jornais, não encontra paralelo no mundo democrático.
O arcabouço legal, após o fim da lei de imprensa, também não colabora para a liberdade de expressão.
Ricos e poderosos podem processar judicialmente qualquer um que lhes incomode. Como não há lei, depende-se da opinião de juízes, que infelizmente ainda formam, no Brasil, um estamento patrimonialista a serviço da classe dominante
É o caso, por exemplo, de Ali Kamel, que processa vários blogueiros, por conta de ninharias. Ninguém lhe chamou de ladrão. Ninguém ofendeu sua família. Ninguém o desrespeitou como pessoa.
Houve apenas humor, chiste e, no meu caso, uma crítica política ao chefe do jornalismo do maior monopólio da América Latina.
Não existe liberdade de expressão nem na própria mídia.
Se alguém elogiar um político do qual a mídia não gosta, é demitido.
Se alguém fizer uma charge crítica ao político que a mídia gosta, é demitido.
O jornalismo brasileiro encontra-se cada vez mais oprimido por um patronato sectário.
Não há liberdade nenhuma!
Enquanto todas as profissões liberais se expandem no Brasil (médicos, advogados, arquitetos, etc), o jornalismo declina.
Os salários são cada vez menores, há cada vez menos empregos. Os jornalistas se sentem cada vez mais oprimidos nas redações.
Não podem pensar, não podem falar, não podem desenhar, não podem sequer desabafar nas redes sociais.
Quer dizer, podem desabafar sim, desde que o desabafo seja agradável aos patrões!
Podem falar o que quiser, desde que toquem conforme a música dos barões da mídia!
E agora a mídia brasileira, uma mídia monopolista, conservadora, golpista, astutamente, toma para si a bandeira de Charlie, um jornalzinho nascido na luta contra os monopólios, contra os conservadores, e que sempre defendeu, de verdade, a democracia.
No enterro de Charb, seus amigos cantaram a Internacional, a famosa canção revolucionária, com os punhos erguidos, e Jean-Luc Melechon, uma das principais lideranças da esquerda francesa, fez o discurso principal.
Melechon foi o candidato a presidente da Frente de Esquerda, nas eleições de 2012. É um homem público extremamente sério e respeitado pela esquerda européia.
A esquerda francesa defende a Palestina, defende os imigrantes, defende todas as minorias, lança candidatos muçulmanos, contra uma direita cada vez mais racista, cada vez mais reacionária quando o tema é imigração.
A nossa mídia nunca fez um “Globo Repórter” em detalhes sobre o socialismo francês, que inclui um sistema tributário progressivo, leis sobre a herança e sobre as grandes fortunas, educação e saúde públicas para todos.
O socialismo francês hoje está em crise inclusive por seus excessos, e pelos vícios do próprio homem. Por exemplo, há 25 anos, o Estado francês, a partir de conselhos de psicanalistas, começou uma nova política em relação aos órfãos. Ao invés de orfanatos, as crianças eram alocadas em famílias que receberiam auxílio do Estado para criá-las. Resultado: uma quantidade crescente de famílias que rejeitavam os filhos quando este completavam 18 anos, e o Estado parava de pagar o auxílio.
Os terroristas do atentado são um exemplo. Eles foram criados por famílias que recebiam auxílio do Estado, e foram rejeitados em seguida, ingressando no mundo do crime e, depois, aderindo ao terrorismo.
A mídia brasileira é uma talentosa alquimista. Ela consegue inverter tudo. No primeiro dia da ditadura, os jornais diziam que a democracia tinha voltado.
Transformaram a democracia de Jango em ditadura, e a ditadura em democracia.
E agora transformam um jornalzinho comunista-libertário de Paris em ícone da sua visão distorcida, monopolista, hipócrita de liberdade de expressão!
Os chargistas do Globo apenas podem fazer charges que corroborem a linha reacionária do jornal.
Nenhum chargista do Globo tem ou terá liberdade de expressão para praticar uma arte livre e irreverente!
Sobretudo se a crítica deriva de uma ideologia socialista, anarquista ou libertária, como era a dos chargistas do Charlie.
Ao contrário, a mídia demite imediatamente qualquer empregado que tenha manifestação de livre pensamento, sobretudo se esta liberdade se volta em defesa da classe trabalhadora.
O controle da narrativa permite à mídia criar um universo paralelo, para dentro do qual até mesmo a esquerda se vê abduzida.
No afã de ser contra a mídia, muitas vezes fazemos exatamente o jogo dela.
A mídia, malandramente, pegou o discurso de liberdade de expressão, que é um discurso vencedor, e passou a defender um Charlie e uma França que sempre representaram tudo que a nossa mídia não é: socialista e libertária.
No grande jogo da geopolítica mundial, um jogo hoje profundamente midiatizado, a mídia brasileira quer posar ao lado dos vencedores, mesmo que estejamos falando de um jornaliznho comunista e libertário de Paris.
No fundo, ela age certo.
A esquerda, neste caso, é que pode ter cometido um erro, ao se deixar levar por um pensamento binário (a mídia é favor, então sou contra), permitindo que a mídia brasileira se finja de paladina de valores que ela, a mídia, historicamente, nunca defendeu: a democracia e a liberdade de expressão.
A mídia brasileira, tal como ela é hoje, se consolidou na ditadura.
Jornalzinhos como Charlie Hebdo, havia de montão no Brasil na década de 60, atendendo a atmosfera da época, profundamente libertária. Todos foram censurados. Os jornalistas e chargistas só encontraram emprego em dois ou três jornais do eixo Rio e São Paulo.
Sem concorrentes, sem outros jornais, empresas como Globo e Folha passaram a dar as cartas na opinião pública brasileira, durante décadas, e sua influência cresce vertiginosamente após a redemocratização.
Os poucos artistas do texto e da charge que sobreviveram à hecatombe da ditadura e às terríveis crises econômicas das décadas de 80 e 90, tiveram que se tornar submissos intérpretes do pensamento patronal.
Em suma, temos que deixar isso bem claro: a mídia brasileira é exatamente o contrário de tudo que se pode chamar de liberdade de expressão.
Fonte: TIJOLAÇO
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Liberdade de expressão não combina com a velha mídia.
Triste e vergonhoso é ver um grande número de jornalistas, chargistas e humoristas, que em um tempo lutaram contra a ditadura e a censura, curvados, submissos, em troca de um cheque raso no final do mês, não tendo liberdade para dizer e desenhar o que pensam.
Nossos aplausos, por outro lado, para todos aqueles que abdicaram do conforto por um cheque que escraviza e humilha, e não se curvam diante da imposição de idéias e valores.
A democratização dos meios de comunicação no Brasil deve ganhar maior impulso nesses próximos meses.
Sobre a realidade do que é a imprensa , vale a leitura abaixo de um conto do PAPIRO, publicado em 10 de outubro de 2012
Diários de Botequim - 1
Liberdade de expressão não combina com a velha mídia.
Triste e vergonhoso é ver um grande número de jornalistas, chargistas e humoristas, que em um tempo lutaram contra a ditadura e a censura, curvados, submissos, em troca de um cheque raso no final do mês, não tendo liberdade para dizer e desenhar o que pensam.
Nossos aplausos, por outro lado, para todos aqueles que abdicaram do conforto por um cheque que escraviza e humilha, e não se curvam diante da imposição de idéias e valores.
A democratização dos meios de comunicação no Brasil deve ganhar maior impulso nesses próximos meses.
Sobre a realidade do que é a imprensa , vale a leitura abaixo de um conto do PAPIRO, publicado em 10 de outubro de 2012
Diários de Botequim - 1 As Confissões de Lúcia
As Confissões de Lúcia
No já distante ano de 1993 o Rio de Janeiro era governado por Leonel Brizola.
No já distante ano de 1993 o Rio de Janeiro era governado por Leonel Brizola.
A década perdida de 1990, anos de retrocesso por conta da
hegemonia de um ideário nocivo a vida, teve, para os partidos de
esquerda ,um início conturbado.
Vivíamos ainda o impacto de novas idéias
da Rio 92, a destituição de um presidente da república e uma onda de
nostalgia trazida pelo novo presidente da república.
Em meio ao futuro,
ao passado e a um sentimento de alma lavada pela queda do presidente
ainda se costuravam novas idéias por conta do então chamado fim das
ideologias.
Em nosso grupo era consenso que o socialismo não poderia ser
tão imperfeito para desaparecer totalmente, assim como o capitalismo
não era a perfeição desejada, como alardeavam os meios de comunicação.
Sabíamos, mesmo que intuitivamente, que cedo ou tarde a História iria
rugir pois os castelos ainda estavam de pé.
Não poderia imaginar que
somente nove meses depois daquele março de 1993, mais precisamente na
passagem de ano para 1994, tomaria conhecimento, em companhia da amiga
Lúcia no verde de Visconde Mauá no RJ, do grito que abalou o mundo
oriundo das selvas mexicanas.
E foi naquele março, em uma
quinta-feira, que resolvi sair para caminhar pela orla marítima da
cidade.
Antes, porém, parei em um honesto botequim do bairro para
saborear um caldo de feijão.
No balcão, já terminando meu lanche ,vejo a
aproximação de Ciro, amigo de longas conversas, proprietário de uma
pequena agência de propaganda no bairro.
- que boa vida, disse enquanto se aproximava.
- o dia merece essa reverência. E você, o que anda fazendo por aqui nessas horas ?
- tenho uma boa pra você. Marquei com Nelsinho aqui as três e meia, agora, pra gente ir num baile lá Tijuca.
- baile ??? uma hora dessas de quinta-feira ? E lá na Tijuca ?
- e a coisa é boa. É a primeira vez que vou mas a referência que tenho é segura.
- mas baile de quê Ciro ?
- baile, cara, com orquestra ao vivo e tudo mais, em um clube lá do lugar.
Enquanto falava sobre o baile Nelsinho chegou todo arrumadinho, o que era raro.
- tá bonito , hein mermão. Será que hoje você consegue alguma coisa por lá, brincou Ciro.
- e aí ? Vamos nessa, disse Nelsinho ansioso.
- mas que história é essa. Que horas esse baile começa e vai até que horas, perguntei.
- começa agora as quatro e só vai até as oito. vamos nessa ? Vai lá, muda a roupa rápido.
- E foi o que fiz.
Em poucos minutos já estava vestido para um baile.
Entramos no carro de Nelsinho e fomos para Tijuca.
Chegamos no local por
volta das quatro e trinta e para minha surpresa, o salão do clube
estava lotado.
Tinha gente de tudo que é tipo.
Homens e mulheres
trajando roupas de trabalho, hippyes, pessoas da terceira idade,
adolescentes, gente de meia idade.
Tudo isso ao som de uma animada
orquestra.
O detalhe que chamou a atenção foi que a maioria esmagadora
das pessoas estava desacompanhada.
Ciro estava eufórico e foi logo
dizendo.
- vamos procurar minha amiga. Marquei com ela .
Andando com dificuldades no meio daquela multidão, olhando nas mesas já
todas ocupadas, Ciro encontrou sua amiga.
Uma mulher loira, bem vestida,
simpática que estava acompanha de uma amiga.
Depois das apresentações
de praxe, fiquei sabendo que a amiga de Ciro era Telma e que sua amiga
era Lúcia, uma morena, de estatura mediana, de meia idade e sorridente.
Com dificuldade conseguimos mais três cadeiras e ocupamos a mesa com as
duas mulheres.
Como éramos três homens e duas mulheres, não perdi tempo
em conversas e tirei Lúcia para dançar.
De imediato rolou uma química na
dança, o que facilitou nossa conversa.
Enquanto dançávamos sem parar,
para desespero do arrumadinho Nelsinho que ficou sozinho na mesa,
trocávamos informações aprofundando o conhecimento sobre ambos.
Ciro
estava em êxtase com Telma, fazendo as mais variadas evoluções pelo
salão.
Lúcia era jornalista, tinha quarenta e quatro anos e já era avó
de dois meninos, que moravam com a filha única na cidade São Paulo.
Independente, bem sucedida na profissão, trabalhava como repórter há
vinte anos em um grande grupo de comunicação do Rio de Janeiro,
dedicando mais tempo a emissora de rádio do grupo, onde vivia pela
cidade cobrindo a desgraça do Brizola, como ela costumava dizer.
Nossa
amizade foi imediata.
Depois daquele baile, e dois outros mais em que
nos encontramos no mesmo lugar, passamos a ter encontros frequentes em
um bar do bairro de Botafogo, sempre pelo fim da tarde, que era reduto
de profissionais da imprensa.
Circulavam por lá jornalistas, repórteres
de rua, motoristas, fotógrafos , cinegrafistas e outros profissionais de
diferentes grupos de comunicação do Rio de Janeiro.
Durante boa parte
do ano de 1993 convivi com aquelas pessoas, até que em um dia, Lúcia me
convidou para vivenciar um dia de trabalho seu.
Conforme combinado, isso
já pelo final daquele ano, entrei em um carro de reportagem do grupo.
O motorista, Lúcia e eu saímos em direção a zona norte da cidade.
Logo
de saída, o motorista tirou um baseado do porta luvas do carro e
acendeu sem a menor cerimônia compartilhando com Lúcia.
- já pela manhã, e no trabalho, peguntei.
- é todo dia, respondeu o motorista
- e vocês não tem medo de serem flagrados pela polícia, peguntei.
- a polícia não aborda veículos da imprensa, respondeu de imediato Lúcia.
- e por aqui pra onde a gente vai nós conhecemos todos eles, disse o motorista.
- muitos, inclusive , dão a informação correta onde se pode comprar coisa boa, ou até vendem pra gente. disse Lúcia.
- polícia boa, hein, comentei.
- existem várias polícias, disse Lúcia e continuou. Existem aqueles
policiais que fazem o trabalho correto, não são corruptos. Existem
aqueles, de um outro grupo, que são aliados do crime. E existe, ainda o
terceiro grupo, daqueles que são concorrentes do crime. Esses últimos
são os piores. Pra onde a gente está indo a polícia é aliada dos
bandidos. Por lá a gente pode comprar tranquilo nossos cigarrinhos e até
mesmo, servir de fornecedor para a classe média da cidade,
principalmente na zona sul.
- vocês da imprensa, como fornecedores, perguntei.
- claro, disse o motorista. Ninguém pára carro da imprensa nas ruas e
ainda dá pra melhorar o salário. A gente entrega em casa, só pra bacana
de classe média alta e rica.
- quer dizer que imprensa e polícia por vezes são cúmplices , peguntei provocando Lúcia
- a imprensa faz o jogo da polícia e a polícia faz o jogo da imprensa.
As vezes, quando um caso tem grande repercussão, aí não dá para aliviar a
polícia, mas na maioria das vezes quem paga é povo. Se alguém de uma
comunidade carente tem um parente atingido e morto por uma bala perdida
da polícia, o assunto pode até ser notícia, por um ou dois dias, mas
depois o assunto cai propositalmente no esquecimento na imprensa, o
policial não é punido e aquela conversa toda de análise de onde partiu o
tiro é só enganação. Se for um caso de grande repercussão , os policias
são até mesmo detidos, julgados, mas logo estão de volta. As pessoas
pobres que se virem. Chega a dar pena. Elas pedem pra gente divulgar mas
a gente sabe que se for pobre não tem espaço nas redações. Lúcia
continuou. Agora mesmo nós vamos apurar uma denúncia que certamente
servirá para atacar o governo do Brizola. Aliás, a gente não faz outra
coisa. Notícia sobre o governo do Brizola , e isso é orientação do
chefe, é para desgastar o governo. Coisa boa que o governo faz é
proibido divulgar. Nem adianta tentar fazer uma matéria especial que não
passa e ainda a gente corre o risco de perder o emprego.
- mas os fatos são os fatos. disse.
- isso é o que você pensa, disse em meio a sorrisos dela e do
motorista. A notícia não é o fato. A notícia , para a maioria da
imprensa, é aquilo que ela, a imprensa, deseja que seja. E aí entram
vários interesses, políticos , mercantis , religiosos e outros. O papel
da maioria da imprensa, ou melhor o negócio da maioria da imprensa não é
a informação e sim o exercício do poder. A informação é a embalagem
para o produto poder. Você passou a conviver conosco nesse meses,
percebeu que frequentamos locais onde estão somente profissionais do
setor. Por isso o corporativismo é forte, por que sabemos qual é a
verdadeira realidade do jornalismo. Não existe pureza, honestidade,
ética e muito menos credibilidade no trabalho da maioria da imprensa.
- mas existem profissionais honestos, não ?
- claro que existem, mas não podem sair da linha editorial da empresa, É
uma honestidade com limites, com censura interna. Se sair da linha são
mandados pra rua. Então, a gente pra não perder o emprego faz o jogo.
Mas o interessante é que a maioria dos repórteres, pessoal de apoio,
jornalistas de baixo são eleitores do Brizola ou do PT, ou seja ,
contrários aos interesses da alta direção.
- esquizofrênico, não ? perguntei
- bastante, mas é a realidade. Confesso que não tive coragem para jogar
todo esse nojo pro alto. Você lembra das eleições municipais de 1992,
perguntou Lúcia.
- claro, mas do que especificamente, perguntei.
- com o Brizola como governador veio uma orientação de cima da empresa
para atacar a candidata do PT. Pra eles era inaceitável que a cidade do
Rio de Janeiro também ficasse nas mãos da esquerda. O Tonico sabe bem
disse, disse olhando para o motorista. Naquela eleição foi montado um
esquema, dez dias antes do primeiro turno, pra derrubar a Bené. Aquela
onda de arrastões em prédios da zona sul da cidade foi organizada e
colocada em prática por gente da imprensa. Pessoal que tem acesso as
favelas e incitou a violência, junto com os chefes do crime , pra
espalhar pânico na classe média, dizendo que se a Bené vencesse as
eleições, como iria vencer, ela como favelada iria favorecer os
favelados, a cidade se tornaria um caos , etc... Em paralelo inflaram o
César Maia ,que só tinha 1% das intenções de voto, como o candidato bem
preparado e culto, ideal para assumir a cidade. O resultado você sabe.
- mas isso é terrorismo, comentei
.- como eu disse pra você, o negócio da imprensa não é jornalismo,
informação, esclarecimento. O negócio da imprensa é o exercício do
poder.
Chegamos em local da zona norte, em uma comunidade carente, onde a polícia fazia uma operação.
- isso e só enganação, disse Lúcia e continuou. É só pra aparecer que
estão trabalhando contra o crime. A matéria tem que seguir a linha de
que o Brizola não deu,com o tempo, a devida atenção no combate ao crime.
Já os fatos, que se danem.
- e a população , com é que fica ?
- não fica. Para a imprensa a população deve pensar e acreditar naquilo
que imprensa deseja que a população acredite. Se você for espeto e bem
informado, dá sobreviver, caso contrário será mais um que terá a
consciência modelada.
O dia fora longo e surpreendente para mim. Ao chegar em casa liguei a TV
para assistir as "notícias" e terminar o dia "bem informado".